MEDIAÇÕES CULTURAIS INCLUSIVAS FRENTE AO BULLYING
Resumo
O presente artigo é resultado das narrativas tecidas coletivamente em torno das Mediações Culturais Inclusivas realizadas no Colégio Universitário Geraldo Reis – COLUNI, com as turmas de Ensino Fundamental II, sob a égide do Projeto de Extensão – PROEX “Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos". Apoiados pela Teoria Crítica da Sociedade, a proposta visa impulsionar reflexões e movimentos de resistência às manifestações de bullying, preconceito e exclusão no âmbito escolar, por via das experiências estéticas suscitadas pelas mediações culturais inclusivas. Assim, neste trabalho trazemos a descrição e a análise, bem como nossos desafios e aprendizados gerados pelas três mediações culturais inclusivas desenvolvidas, a saber: Quem somos?, Os noticiários e a nossa vida e Bullying e preconceito – o que eu penso sobre isso?. Como resultado, destaca-se a potência da formação pelo encontro entre os estudantes da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – FEUFF com os alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis – COLUNI, essa relação alteritária culminou na reflexão sistemática, apoiada nos registros, diálogos e estudos, bem como em um aprendizado mútuo acerca do enfrentamento da violência, imbuídos no compromisso de desvendar as mazelas sociais que aquiescem as manifestações de preconceito, bullying e exclusão das diferenças.
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Referências
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