REINTEGRAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO PARA REDUÇÃO DA REINCIDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS/TO

  • Emanuelle Sousa Regino Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Luciano Pineli Chaveiro Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
Palavras-chave: Educação. Remição de pena. Reincidência. Horta hidropônica. Custodiados e Reinserção social. ODS.

Resumo

O presente relato apresenta as principais ações desenvolvidas no âmbito do projeto Reintegração e Transformação, executado em Dianópolis (TO), cujo objetivo foi contribuir para a redução da reincidência criminal por meio da educação e da qualificação profissional de custodiados. A ação de extensão, realizada em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), consistiu na oferta de um curso de horta hidropônica a dez internos da Unidade Penal local. A formação incluiu aulas expositivas, atividades práticas e proporcionou a remição de pena, conforme a legislação vigente. Além disso, foram distribuídos livros e incentivada a produção de redações como estratégia de estímulo à leitura e à reflexão crítica. A entrega dos certificados ocorreu durante a celebração do Dia do Detento, momento que reforçou a valorização da dignidade e o potencial de reinserção social dos participantes. A iniciativa demonstrou impactos positivos na capacitação técnica, na rotina da unidade e no fortalecimento da cidadania, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, 10 e 16).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Sousa Regino, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica de Direito (pela UNITINS).

Luciano Pineli Chaveiro, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2023). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA (2019). Especialista LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV RIO (2013). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Centro Universitário de Anápolis (2008). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (2000). Advogado. Foi professor dos cursos de Graduação da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS - Campus Dianópolis. Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ - UNITINS - Câmpus Paraíso do Tocantins. Professor do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Palmas – CESUP.

Referências

CARRILLO, Bladimir; SAMPAIO, Breno; BRITTO, Diogo G. C.; SAMPAIO, Gustavo; VAZ, Paulo; SAMPAIO, Yony. Reincidência Criminal no Brasil. Disponível em: https://criminal.mppr.mp.br/arquivos/File/Reincidencia_Criminal_no_Brasil_-_2022.pdf. Acesso em: 16 mar. 2025.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete.
28. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
ODS 4 - Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 10 - Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, promovendo a inclusão social, econômica e política de todos.
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes e responsáveis.
SAPORI, Luis Flávio; SANTOS, Roberta Fernandes; MAAS, Lucas Wan Der. Fatores sociais determinantes da reincidência criminal no Brasil: o caso Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: [URL não fornecida]. Acesso em: 16 mar.
2025.
Publicado
2025-08-11
Como Citar
Sousa Regino, E., & Pineli Chaveiro, L. (2025). REINTEGRAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO PARA REDUÇÃO DA REINCIDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS/TO. Revista Extensão, 9(6), 74-79. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10628