RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ʽʽBALNEABILIDADE DAS PRAIAS DE PALMAS-TO, DURANTE OS PERÍODOS SECO E CHUVOSOʼʼ

  • Danyelle Alves dos Santos Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Maíssa Emanuelle Silva De Paiva Sousa Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Ricardo Henrique Paes Barreto Peixoto Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
Palavras-chave: Balneabilidade. Praia. Água. Bactérias

Resumo

Relato de experiência do projeto de extensão ʽʽBalneabilidade das praias de Palmas-TO, durante os períodos seco e chuvosoʼʼ, em parceria com o laboratório Saneamento (LABSAN), da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água em 5 (cinco) praias de Palmas, determinar a quantidade do NMP de coliformes totais e termotolerantes E.coli. Foi realizada coletas de água em cinco semanas consecutivas, nos meses de fevereiro e março de 2024, em frascos de vidro de 100Ml, e submetido a análise no laboratório da UFT, em período máximo de 24 horas após a coleta. Realizado distribuição de panfletos em todas as praias analisadas, constando orientações e explicações sobre o projeto e o resultado da pesquisa aos usuários das praias, para os discentes e docentes da UNITINS. Os resultados da análise das frequências das categorias estabelecidas pelo CONAMA Resolução n° 274/2000 foi possível verificar que as praias estudadas são consideradas próprias para banho. Através dos resultados da pesquisa, os ouvintes se sentiram mais confortáveis e tranquilos na utilização das praias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyelle Alves dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduando Curso Superior Bacharelado em Engenharia Agronômica, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Maíssa Emanuelle Silva De Paiva Sousa , Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduando Curso Superior Bacharelado em Engenharia Agronômica, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). 

Ricardo Henrique Paes Barreto Peixoto , Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Referências

APHA. American Public Health Association. Standard methods for the examination of water and wastewater. 22th ed. Washington, D.C.: APHA, 2012, [1272] p.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA n°274, de 29 de novembro de 2000 – In: Resoluções, 2000. Disponível em Acesso em 10 dezembro. 2024.

ODS: 6. Água potável e saneamento, 14. Vida na água.
Publicado
2025-08-11
Como Citar
Alves dos Santos, D., Silva De Paiva Sousa , M. E., & Paes Barreto Peixoto , R. H. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ʽʽBALNEABILIDADE DAS PRAIAS DE PALMAS-TO, DURANTE OS PERÍODOS SECO E CHUVOSOʼʼ. Revista Extensão, 9(6), 94-102. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10343