ATIVIDADES FUNCIONAIS PARA O EQUILÍBRIO E A POSTURA PARA POPULAÇÃO IDOSA DE UMA UBS DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS-TO

Palavras-chave: Senescência. Atividade Física. Pessoas idosas. Equilíbrio. Postura

Resumo

O processo de senescência, caracterizado por alterações fisiológicas, psicológicas e sociais, influencia diretamente a qualidade de vida dos idosos. Este relato de experiência aborda um projeto de extensão realizado em uma UBS de Augustinópolis-TO, vinculado ao PIBIEX, que visou à promoção da saúde e melhoria funcional dos idosos por meio de exercícios físicos, oficinas educativas e acompanhamento longitudinal. As atividades realizadas, que incluíram testes clínicos, exercícios funcionais e orientações sobre alimentação e prevenção de quedas, destacaram a importância da abordagem integrada e comunitária na atenção à pessoa idosa idoso. Resultados quantitativos e qualitativos evidenciaram melhorias na capacidade funcional, bem-estar emocional e interação social dos participantes. O projeto reforça a relevância de práticas preventivas e educativas na atenção primária à saúde, promovendo um envelhecimento saudável e reduzindo a sobrecarga nos serviços de saúde secundários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

vitor de melo ataides, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico no curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro fundador do Centro Acadêmico de Medicina Dr. Neilton Araujo de Oliveira na Unitins. Diretor Geral da Liga Acadêmica de Medicina Tropical e Infectologia (LAMETRIN). Pesquisador e extensionista (Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBIEX nos ciclos 2022-2023 e 2023-2024) no Grupo de Pesquisa do Envelhecimento Humano-GPEH, ambos na UNITINS. Pesquisador na modalidade PIVIC-Unitins do ciclo 2022-2024. Bolsista PIBITI pelo CNPQ no atual ciclo 2024-2025 com o projeto "Envelhecer saudável: rotinas para uma senescência melhor". Voluntário PIBIEX no projeto "Sala de Espera: rodas de conversa para a promoção da saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Augustinópolis".

Luciana Oliveira dos Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora  em Ciências pelo Programa em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins, Titular das disciplinas de Fisiologia I e Fisiologia II. Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL no Eixo Laboratório Morfofuncional . Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde Pública - NIEPESP. 

Gizelly Maria Torres Martins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica de Medicina pela Universidade Estadual do Tocantins em Augustinópolis - TO. Acadêmica de Farmácia pela Unicesumar em Formosa-GO. F Representante de sala da segunda turma de Medicina na Faculdade Estadual do Tocantins. Ex-Vice-Presidente do Centro Acadêmico Doutor Neilton Araújo de Oliveria (CAMED). Membro do grupo de pesquisa em saúde das populações- GPESP na linha de pesquisa de saúde, meio ambiente e biodiversidade. Representante Local da ABLAC-TO.

Nurielly Monteiro Campos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC). Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) da mesma instituição. Bolsista Programa de Iniciação Científica na Unitins. Participante da Liga de Medicina Tropical e Infectologia (LAMETRIN) da UNITINS. Membro da diretoria da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) da Unitins.

Guilherme Braz de Souza, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Acadêmica de  Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (Câmpus Augustinópolis). Faz parte do Grupo de Pesquisa e Estudos em Saúde das Populações - GPESP, cuja área de pesquisa está voltada para Ciências da Saúde e Saúde Coletiva, o qual tem como líder a professora e Dra. Lunalva Aurélio Pedroso Sallet.

Eduardo Guilherme Barros Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins.  É presidente da Comissão UNITINS do Congresso Tocantinense das Escolas Médicas - CTEM. Faz parte de dois grupo de pesquisa, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde Pública - NIEPESP e o Doenças Infecciosas e Negligenciadas - DIN, tendo como orientadora Dra Luciana Oliveira. Atua no projeto de extensão, "Sensibiliza HTLV" . 

Matheus Siqueira Dantas, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduando em Medicina pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Medicina Tropical e Infectologia da Universidade Estadual do Tocantins.  Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde Pública - NIEPESP. . Atualmente, trabalha como aluno bolsista em Projeto de Iniciação Científica (PIBIC): análise da prevalência e dos fatores de risco de Hepatite B nas comunidades quilombolas do norte do Tocantins. 

Acza Gabrielly Silva Jales, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do oitavo período do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro do grupo de pesquisa Doenças Infecciosas e Negligenciadas - DIN. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) ciclo 2024/2025 desenvolvendo o projeto "Informa Gestante: um guia prático e rápido sobre a sífilis gestacional".  

Guilherme Fernandes Sales, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico do curso de medicina e membro da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Augustinopolis - TO. Voluntário PIBIEX no projeto "Atividades funcionais par ao equilíbrio e a postura para população idosa de uma UBS do município de Augustinópolis-TO". 

Júlia Perfeito Andrade, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), campus Augustinópolis/ TO. Ligante da Liga Acadêmica de Cardiologia da Unitins - LACARDIO. Membro do grupo de pesquisa em Saúde das Populações: GPESP na linha de pesquisa de Saúde, Meio Ambiente e Biodiversidade.

Referências

ARAÚJO, W. A.; SILVA, T.; SOUZA, E. C.; LIMA, K. F. O.; ALMEIDA, G. S. A importância da atividade física no cotidiano da pessoa idosa: revisão de literatura. CIEH. Congresso Internacional Envelhecimento Humano. 2017. Disponível em:https://editoraealize.com.br/revistas/cieh/trabalhos/TRABALHO_EVD75_MD2_SA7_10494_05092017235508.PDF. Acesso em: 22 out. 2024.

FREITAS, Elizabete Viana de; Py, L.; Neri, A. L.; Cançado, F. A. X.C.; Gorzoni, M.L.; Doll, J.Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ª. Edição. Grupo Editorial Nacional (GEN), 2016. 2.

FREITAS, Elizabete Viana de; Mohallem, K.L.; Gamarski, R.; Pereira, S. R.M. Manual Prático de Geriatria. 2ª. Edição Grupo Editorial Nacional (GEN), 2017.

MACENA, Wagner Gonçalves, Hermano, Lays Oliveira, and Costa, Tainah Cardoso. "Alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento." Rev Mosaicum 27 (2018): 223-36.

MACIEL, Marcos Gonçalves. "Atividade física e funcionalidade do idoso." Motriz: Revista de Educação Física 16 (2010): 1024-1032.

SANTOS, Luciana Andréia Paixão et al. OFICINAS EDUCATIVAS E DE AUTOCUIDADO PARA INDIVÍDUOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS–TO. Revista Extensão, v. 8, n. 3, p. 104-110, 2024.

VIRTUOSO, Janeisa Franck et al. Perfil de morbidade referida e padrão de acesso a serviços de saúde por idosos praticantes de atividade física. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 23-31, 2012

Publicado
2025-08-11
Como Citar
de melo ataides, vitor, Oliveira dos Santos, L., Maria Torres Martins, G., Monteiro Campos, N., Braz de Souza, G., Guilherme Barros Pereira, E., Siqueira Dantas, M., Gabrielly Silva Jales, A., Fernandes Sales, G., & Perfeito Andrade, J. (2025). ATIVIDADES FUNCIONAIS PARA O EQUILÍBRIO E A POSTURA PARA POPULAÇÃO IDOSA DE UMA UBS DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS-TO. Revista Extensão, 9(5), 92-101. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10306