EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS

Palavras-chave: Justiça restaurativa. Remição de pena. NUSAC. Dianópolis/TO.

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas no projeto extensionista “Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos (NUSAC)”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), ciclo 2023/2024. O projeto desenvolveu-se no município de Dianópolis/TO e foi acompanhado por um acadêmico bolsista da UNITINS. Seu objetivo principal foi a realização de atividades planejadas, como oficinas e palestras, para garantir a participação ativa da comunidade e ao mesmo tempo aplicar conhecimentos acadêmicos. A metodologia adotada foi fundamentada para análise do projeto e baseou-se em Freire (1987) no qual houve a aplicação de instrumentos tecnológicos e a manutenção dos participantes do grupo, por meio de processo seletivo de novos membros. As ações narradas neste relato evidenciam o progresso nas atividades de remição por leitura realizadas na Unidade de Prisão Provisória do município de Dianópolis/TO, bem como o impacto das ações, apresentados por indicadores específicos ao longo desse texto. Registra-se o andamento do projeto em redes sociais e a divulgação de material informativo sobre o projeto e sua conscientização para a comunidade em geral. Por fim, as ações do projeto permitiram envolver a comunidade acadêmica e local em aprendizados coletivos e interativos referentes a justiça restaurativa.O NUSAC tem contribuido para o processo socioeducativo no município de Dianópolis/TO, no sentido de preparar a comunidade para receber as pessoas no período pós-cárcere. Dessa forma, percebe-se que o NUSAC tem demonstrado sua contribuição com o crumprimento do ODS nº 04  quanto a educação, a ressocialização e a promoção de uma cultura de paz e inclusão.

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Biografia do Autor

Aldemir dos Santos Dias, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis/TO. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da UNITINS, no ciclo 2023/2024.

Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH). Atualmente é docente do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis/TO.

Adriana Moreira Dias, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis/TO. 

Referências

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Publicado
2025-08-11
Como Citar
dos Santos Dias, A., Ribeiro de Paiva, J. de K., & Moreira Dias, A. (2025). EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS. Revista Extensão, 9(6), 61-67. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10274