EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS
Resumo
O presente relato tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas no projeto extensionista “Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos (NUSAC)”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), ciclo 2023/2024. O projeto desenvolveu-se no município de Dianópolis/TO e foi acompanhado por um acadêmico bolsista da UNITINS. Seu objetivo principal foi a realização de atividades planejadas, como oficinas e palestras, para garantir a participação ativa da comunidade e ao mesmo tempo aplicar conhecimentos acadêmicos. A metodologia adotada foi fundamentada para análise do projeto e baseou-se em Freire (1987) no qual houve a aplicação de instrumentos tecnológicos e a manutenção dos participantes do grupo, por meio de processo seletivo de novos membros. As ações narradas neste relato evidenciam o progresso nas atividades de remição por leitura realizadas na Unidade de Prisão Provisória do município de Dianópolis/TO, bem como o impacto das ações, apresentados por indicadores específicos ao longo desse texto. Registra-se o andamento do projeto em redes sociais e a divulgação de material informativo sobre o projeto e sua conscientização para a comunidade em geral. Por fim, as ações do projeto permitiram envolver a comunidade acadêmica e local em aprendizados coletivos e interativos referentes a justiça restaurativa.O NUSAC tem contribuido para o processo socioeducativo no município de Dianópolis/TO, no sentido de preparar a comunidade para receber as pessoas no período pós-cárcere. Dessa forma, percebe-se que o NUSAC tem demonstrado sua contribuição com o crumprimento do ODS nº 04 quanto a educação, a ressocialização e a promoção de uma cultura de paz e inclusão.
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Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Extensão Universitária: Identidade, Desafios e Perspectivas. Brasília: SESu/MEC, 2001.
DIAS, A. M; MARTINS, E. C.; MACHADO, L.R.P.; SCOTTA, K.C.; PAIVA, J.K.R. Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos: atuação no poder judiciário e na Casa de Prisão Provisória de Dianópolis/TO. In: 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2022. Belo Horizonte. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte: Proex/UFMG, 2021. Disponível em: https://www.ufmg.br/cbeu/wp-content/uploads/2022/09/AnaisCBEU-ufmg-unifal-com.pdf. Acesso em: 03 nov. 2024.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1977.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Original publicado em 1970.) 1987.
ORGANIZACAO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Resolução A/RES/70/1. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf. Acesso em: 09 nov. 2024.