UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE MATEMÁTICA COM UM COLÉGIO AGRÍCOLA NO PARANÁ

  • Rodrigo dos Santos Veloso Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0001-5525-0371
  • Jorge Felipe Wasichi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ricardo de Almeida Simon Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Palavras-chave: Educação. Matemática. Ensino Médio.

Resumo

Neste trabalho é relatada a experiência de extensão do Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná com o Colégio Agrícola Manoel Ribas, instituições que estabeleceram uma parceria por meio de um projeto de extensão cujo objetivo é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática por meio de atividades de Matemática conduzidas por discentes de engenharia do projeto, cuja formação social, comunicação e trabalho em equipe também esperava-se impactar positivamente. É relatado o desenho do projeto, que inclui monitorias tradicionais de resolução de exercícios e atividades de matemática baseadas em problemas relevantes da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em particular problemas da área aǵricola, foco do curso técnico da escola parceira. São apresentados os sucessos e  dificuldades na implementação do projeto, além de resultados quantitativos das atividades conduzidas. Conclui-se que o projeto foi bem-sucedido em sua fase inicial de implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Veloso Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Atua como Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Apucarana. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Matemática e Doutorado em Informática pela mesma instituição, com período de doutorado sanduíche em Carleton University. 

Jorge Felipe Wasichi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Estudante do curso de Engenharia Química, UTFPR Campus Apucarana.

Ricardo de Almeida Simon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharel em Matematica Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP-Bauru (2008) e doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Referências

ARAVENA-REYES, José. Rumo a uma formação social do engenheiro: crítica às novas diretrizes curriculares de engenharia. Trabalho & Educação, v. 30, n. 2, 2021.
BIONDI, Daniela; ALVES, Gabriela Cardozo. A extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal–UFPR. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 26, 2011.
FANTIN, E. Ideb: Paraná assume liderança nacional no Ensino Médio, mas não alcança meta estabelecida. Gazeta do Povo, Curitiba, 2022. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ideb-2021-desempenho-pr-melhora-lideranca-nacional-ensino-medio/. Acesso em: 21 ago. 2024.
MORI, L. Até alunos mais ricos no Brasil estão abaixo da média global em Matemática, aponta Pisa. BBC News Brasil, São, Paulo, 2023. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv2zx819rg4o. Acesso em: 21 ago. 2024.
PONTES, Ilana Tôrres; CUNHA, Karyna Stefhany Jorge; MONTENEGRO, Nadja Glheuca da Silva Dutra. Aproximação do CT às escolas públicas do entorno do Pici por meio do ensino da topografia. In: XLVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 2020. Anais [...]. 2020.
REIS, Ana Queli; NEHRING, Cátia Maria. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 2, 2017.
SANTOS, Keisyani da Silva; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensinar a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias, v. 22, n. 66, 2021.
TRIBUNA DO NORTE. Apucarana define datas para a Exposição Agrícola 2024. Tribuna do Norte, Apucarana, 2024. Disponível em https://tnonline.uol.com.br/noticias/apucarana/apucarana-define-datas-para-a-exposicao-agricola-2024-saiba-mais-868822?d=1. Acesso em: 05 ago. 2024.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Plano de desenvolvimento institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: 2023-2027. Curitiba: EDUTFPR, 2023. E-book. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31899. Acesso em: 21 ago. 2024.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
dos Santos Veloso Martins, R., Felipe Wasichi, J., & de Almeida Simon, R. (2025). UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE MATEMÁTICA COM UM COLÉGIO AGRÍCOLA NO PARANÁ. Revista Extensão, 9(2), 69-75. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10245