CINECLUBE UTFPR-AP: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL
Resumo
O artigo propõe reflexões acerca da importância de projetos de extensão na área de Humanidades voltados, com especial atenção, a cursos de tecnologia. Neste trabalho, apresenta-se o conceito de cineclube sob a ótica do projeto na UTFPR-AP e um breve histórico do cineclubismo no Brasil, no Paraná e na UTFPR câmpus Apucarana. No que concerne à metodologia, registra-se o modo e as ferramentas utilizadas para a organização logística das sessões. Quanto à divulgação, utiliza-se as redes sociais para atingir maior público. Os resultados mostram que as sessões virtuais facilitam o aceite de mediadores de diversas regiões do país e do exterior. Os encontros remotos atraem mais participantes e estimulam interações de forma mais humanizada. Conclui-se que: i) são necessários mais projetos extensionistas nas áreas de Humanidades, ii) há carência de pesquisas com ênfase no cineclubismo, iii) ações artístico-culturais como as realizadas neste projeto são fundamentais para que haja transformações sócio-políticas.
Downloads
Referências
ARISTARCO, Guido. História das teorias do cinema. Lisboa: Arcádia, 1961.
BONI, Paulo César; FIGUEIREDO, Daniel de Oliveira. Hikoma Udihara: um imigrante colonizador inaugura o cinema no norte do Paraná. Doc. On-line: revista digital de cinema documentário, n. 09, Dezembro de 2010. Disponível em:
CAMPELO, Taís. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria. v. 10, n.17, jan./jun., 2007, p. 57-76.
CHAVES, Geovano Moreira. O CINEMA ALÉM DO FILME: O PROJETO DA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES CINEMATOGRÁFICOS VIA CINECLUBE BELO HORIZONTE. Ver. História e Estudos Culturais, Belo Horizonte, ano 9, jun./jul/ago. 2012.
EISENSTEIN, Sergei Mikhailovitch. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
FIGUEIREDO, Hermano. Cineclubismo: organização e funcionamento [recurso eletrônico] / Hermano Figueiredo, Regina Barbosa, Carlos Seabra. – São Paulo: Oficina Digital; Recife: Vento Nordeste, 2023.
GROTA, Rodrigo. Ver. Taturana. 4ª edição. Kinoarte. Ano: 2009.
GUSMÃO, Milene Silveira. O desenvolvimento do cinema: algumas considerações sobre o papel dos cineclubes para a formação cultural. IV ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 28 a 30 de maio de 2008, p. 9
LISBOA, Fátima Sebastiana Gomes. O cineclubismo na América Latina: idéias sobre o projeto civilizador do movimento francês no Brasil e na Argentina (1940-1970). In: CAPELATO, Maria Helena; MORETIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos e SALIBA, Elias Thomé. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo. Alameda Casa Editorial, 2007.
MASCARELLO. Fernando. História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.
MORETTIN, Eduardo. Uma história cultural do cinema: Sylvio Back e os anos 1960 em Curitiba. ArtCultura: Uberlândia, v. 19, n. 34, p. 241-245, jan.-jun. 2017.
Papa Pio XI. Apostolado Veritatis Splendor. VIGILANTI CURA. Disponível em: Vigilanti Cura: sobre o cinema (29 de junho de 1936) | PIO XI (vatican.va) Acesso em: 04 de julho de 2024.
Pina, Zezé. 1º. Encontro Paulista dos Direitos do Público. Carta de Tabor. Blog Utopia.org.br, Cidade de Tabor, República Tcheca, 18 de setembro de 1987. Disponível em: https://blogs.utopia.org.br/direitosdopublico/apresentacao/carta-de-tabor/ Acesso em: 03 de julho de 2024.
SOUZA, Miliandre. Cinema novo: a cultura popular revisitada . História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 133-159, 2003. Editora UFPR.