PROJETO DE FORTALECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO LAJEADO

Abstract

O Projeto de Fortalecimento e Desenvolvimento da Comunidade Quilombola do Lajeado têm como objeto a Escola Municipal Descoberto, que se situa na zona rural do município de Dianópolis-TO. Buscou envolver a comunidade escolar em ações de fortalecimento para desenvolvimento cultural, socioambiental. Objetivou disseminar a Agenda 2030/ONU e os ODS, bem como desenvolver espírito reflexivo a partir da pesquisa e extensão, discutindo a realidade local, quanto as atitudes individuais e coletivas necessárias, capazes de influenciar ações pertinentes aos ODS, reconhecendo as Instituições de Ensino Superior como instrumentos para uma transformação social, cultural e ambiental. Este estudo, parte da pesquisa exploratória, permitindo utilizar-se de criatividade no estabelecimento de critérios, métodos e técnicas para o planejamento de ações que atendam as problemáticas e as necessidades observadas na referida comunidade. É ainda descritivo e qualitativo quanto a coleta e análise de dados empíricos extraídos a partir das ações desenvolvidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Yara Michelle Almeida Leal, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Tocantins. Graduanda de Direito pela Universidade Estadual do Tocantins. 

Liziane Ines Cantin, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT). Docente no Curso de Direito da Unitins. 

References

A extensão universitária como indutora à cidadania: a experiência do nòs propomos/ João Aparecido Bazolli, Sérgio Claudino L. Nunes, Maria da Vitória Costa e Silva, Sandra Franklin Rocha Viana, Wainesten Camargo Silva – Palmas, TO: EduFT, 2017.
Barbieri, José Carlos. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030 /José Carlos Barbieri. – Petrópolis : Vozes, 2020. _ ( Coleção Educação Ambiental)

Cantini, Liziane Ines. O alcance dos ODS por meio do projeto político Pedagógico das escolas Municipais em Dianópolis-TO / Liziane Ines cantini. Dissertação (Mestrado– acadêmico) UFT, Palmas, TO, 2021.

Capra, Fritjof. A revolução ecojurídica: o direito sistemico em sintonia com a natureza e a comunidade / Fritjof Capra, Ugo mattei; tradução Jeferson Luiz Camargo. – São Paulo: Editora Cultrix, 2018.
Freire, Paulo; Betto, Frei. Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985.
, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

Martins, Gilberto de A.; Theóphilo, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007
Morin, Edgard. Os sete saberes necessários a educação do futuro / Edgard Morin; tradução da Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão tecnica de Edgard de Assis Carvalho. – 12. Ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2007
______, Edgard. Reinventar a Educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade / Edgard Morin, Carlos Jesús Delgado Dias: tradução de Irene Reis dos Santos. - Saõ Paulo: Palas Athenas, 2016.
Organização das Nações Unidas. Os objetivos de desenvolvimento sustentável: dos ODM aos ODS. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/15. Acesso em: 24 maio 2023.
Stecanella, Elouise Mileni. Direito humano ao desenvolvimento: a educação “do futuro” no presente / Elouise Mileni Stecanella – Curitiba: CRV, 2022.
Published
2024-10-07
How to Cite
Ribeiro dos Santos Maciel, J. de C., Almeida Leal, Y. M., & Cantin, L. I. (2024). PROJETO DE FORTALECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO LAJEADO. Revista Extensão, 9(4), 55-63. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9992