BULLYING: UMA TRANSGRESSÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

  • Emilia de Melo Silva Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Delimar Alves da Silva Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Elda Silva Alves Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Gicele Cardoso Barros Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Ana Paula de Souza Baganha Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Resumen

A Disciplina de Extensão Infância e Adolescência: Questões Históricas e Contemporâneas no curso de Serviço Social da Unitins, com o intuito de levar aos acadêmicos o exercício da prática no Serviço Social, propôs a realização de uma parceria entre a E. E. Castro Alves e a Unitins visando às questões de violações de direitos da criança e do adolescente. O trabalho realizado levou o debate sobre o bullying nas escolas. A ação, além de escola e universidade, contou com a colaboração da rede de proteção à criança e adolescente: ONG – Casazul e a Polícia comunitária que realizaram palestras para fortalecer a ação desenvolvida pelo grupo no combate ao bullying. Como efeito, a participação dos alunos tornou a ação do combate ao bullying um movimento de portas que se expandem em relação aos direitos da criança e do adolescente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Emilia de Melo Silva, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda em Serviço Social pela Unitins.

 

Delimar Alves da Silva, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduando em Serviço Social pela Unitins. 

Elda Silva Alves, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Serviço Social pela Unitins. 

Gicele Cardoso Barros, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Serviço Social pela Unitins.

Ana Paula de Souza Baganha, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Mestra em Serviço Social. Professora da Unitins.

Citas

BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática ( Bullying ). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 nov. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 18 de maio, 2023.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

CONANDA. Diretrizes Nacionais para a Política de Atenção Integral à Infância e à Adolescência. Acervo operacional dos direitos da criança e do adolescente. Versão 1.12, edição I. Brasília: ABMP/UNICEF, 2004. Disponível em:
. Acesso em: 21 nov. 2023.


. Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente - Resolução 113/CONANDA/2006. Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos – CEDECA, São Paulo: 2006.

CURRICULARIZAÇÃO. Fic.ufg, 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2023.
FANTE, C.& PEDRA, J. A. Bullying Escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MARTÍNEZ, J. M. A. Bullying: intimidación y maltrato entre elalumnado. Bilbao: Stee-Eilas, 2001.
OLWEUS, D. Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Madrid: Morata, 1998.
Perfil Institucional, Unitins, 2023, Disponível em: https://www.unitins.br/nportal/portal/page/show/unitins Acesso em: 21nov. 2023.
RUIZ, R.; MORA-MERCHÁN, J. El problema delmatrato entre iguales. Cuadernos de Pedagogía, no. 270, 1997- a p. 45a 50.
RUIZ, R.; MORA-MERCHÁN, J. Agresividad y violencia, el problema de lavictimizacion entre escolares. Revista de Educacion, n. 313, 1997- b p. 7-27.

SILVA, A. C. S. e ALBERTO, M. F. P. Fios Soltos da Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão. 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pcp/a/d3rnLL3KmZvCQBKJzn9f8nd/?format=pdf&lang=pt.
Acesso 19/11/20323
Publicado
2024-10-07
Cómo citar
de Melo Silva, E., Alves da Silva, D., Silva Alves, E., Cardoso Barros, G., & de Souza Baganha, A. P. (2024). BULLYING: UMA TRANSGRESSÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. Revista Extensão, 9(4), 35-39. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9978