REFLEXÕES E APRENDIZADOS DIANTE DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Resumen
No Brasil, o modelo de assistência à saúde tem passado por mudanças, os órgãos e profissionais de saúde, tem buscado meios de atender a população de forma holística buscando satisfazer suas necessidades, sendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) comumente utilizadas como método terapêutico. O objetivo deste relato de experiência é descrever as práticas de extensão realizadas com as PICS fora da instituição de ensino, onde o discente utilizou o conhecimento adquirido em sala de aula para realizar ações de assistência, promoção à saúde e prevenção de agravos, contribuindo no processo de saúde e qualidade de vida para a comunidade. Tendo como campo de extensão o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e o Hospital Regional de Augustinópolis. As práticas desenvolvidas pelos acadêmicos tiveram grande aceitação pela comunidade, trazendo a reflexão da importância que a extensão tem durante o processo de formação na Universidade.
Descargas
Citas
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Práticas Integrativas e Complementares. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/pics. Acesso em: 21 jun. 2024.
CANNECCHIA Marcela Cleto; et al. Benefícios da massagem relaxante para o homem da atualidade. Pesquisa e Ação, v.5, n.1, p46-49, 2019.
CENZI, A. L. C.; OGRADOWSKI, K. R. P. Relevância do conhecimento da enfermagem acerca das práticas integrativas e complementares no cuidado paliativo: revisão integrativa. Espaço para a Saúde, [S. l.], v. 23, 2022.
FRANCO, L. R.; QUEIROZ, D. B. C.. Os benefícios da acupuntura no tratamento da ansiedade. Scire Salutis, v. 9, n. 3, p. 8-15, 2019.
MENDES, Dayana Senger et al. Benefícios das práticas integrativas e complementares no cuidado de enfermagem. Journal Health NPEPS, v. 4, n. 1, p. 302-318, 2019.
RIBEIRO, Joyce Caroline et al. Ventosaterapia: tratamento alternativo para diversas afecções. Revista Saúde em Foco, v. 1, n. 11, p. 1381-1393, 2019.
SANTOS, D. R.; SPEROTTO, D. F.; PINHEIRO, U. M. S.. "A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE: Um Olhar Sobre O Stress." Revista Contexto & Saúde 11.20 (2011).
