REGIONALISMO E CONDIÇÃO HUMANA EM CYNTIA: O PRIMEIRO ROMANCE PUBLICADO APÓS A EMANCIPAÇÃO DO TOCANTINS

Resumen

A pesquisa trata sobre o Regionalismo em Cyntia, de Creuza Cruz, o primeiro romance publicado após a emancipação do estado do Tocantins. No presente estudo, discute-se sobre o Regionalismo verificado na abordagem do enredo. A visão panorâmica do Regionalismo brasileiro mostra que a escrita voltada para o meio agrário, isto é, em cujo lugar o enredo se situa, mostra uma evolução desde os primeiros momentos. Desde o primeiro momento (que coincide com a independência da nação) até a consolidação do modernismo brasileiro com o Romance de 30, a literatura paulatinamente escolhe abordar dramas humanos no meio rural. Nesta evolução, surgem abordagens como a do personagem Henrique da narrativa de Cyntia. Nele, a autora não apenas sensivelmente expressa seu vínculo com o Romance de 30 ao abordar o sofrimento de Henrique com o alcoolismo como também estabelece a sua arte narrativa em um Tocantins que então iniciava a sua própria história.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Odi Alexander Rocha da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Especialista em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Publicado
2025-05-16
Cómo citar
Rocha da Silva, O. A. (2025). REGIONALISMO E CONDIÇÃO HUMANA EM CYNTIA: O PRIMEIRO ROMANCE PUBLICADO APÓS A EMANCIPAÇÃO DO TOCANTINS. Revista Extensão, 9(2), 8-23. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9605
Sección
Artigos