LEITURA LITERÁRIA COMO AÇÃO NÃO OBRIGATÓRIA E O PROJETO DE EXTENSÃO CÍRCULO LITERÁRIO DE CIBERLEITURA
Resumen
O Círculo Literário de CiberLeitura é um projeto de extensão do curso de Letras da Unitins, câmpus Araguatins, de fomento à prática da leitura através de meios digitais, que responde à necessidade, levantada por trabalhos acadêmicos do próprio câmpus, de difundir o hábito da leitura de forma prazerosa, não obrigatória, entre os cidadãos em geral. Com base em vivência, observações e estudos ao longo do ano de 2023, em que foram lidas 8 obras literárias temos, aqui, o objetivo de apresentar reflexões e resultados sobre aspectos importantes do fomento à prática da leitura literária não obrigatória. O Círculo utiliza as potencialidades de interatividade das plataformas cibernéticas e a disponibilidade das obras clássicas através de meios digitais, realizando um programa de leitura mensal, associado a debates e trocas de informações pelo Instagram, Tik Tok, Facebook, Whatsapp e Google Meet. Rompe-se assim com a imagem elitista, tanto da literatura, quanto do leitor.
Descargas
Citas
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo, Companhia das Letras, 2007.
CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos: O direito à literatura. Rio de Janeiro: editora Ouro sobre azul, 2011.
MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça. Trad. José Geraldo Couto. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
STIERLE, Karlheinz. Que significa a recepção dos textos ficcionais? In: LIMA, Luiz Costa (org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
