DESCARTE DE LIXO INADEQUADO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

  • Kaline Ribeiro Figueiredo Instituto Educacional Santa Catarina (IESC/Câmpus Guaraí/ TO)

Resumen

O descarte inadequado de lixo é um problema ambiental e social grave que afeta o Brasil. O país gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, dos quais apenas 10% são reciclados. O descarte inadequado pode causar uma série de impactos negativos, como poluição do solo, da água e do ar, proliferação de vetores de doenças, e danos à saúde humana e ao meio ambiente. Trabalho de revisão bibliográfica exploratória de caráter qualitativo. Através de busca no banco de dados do Scielo e Google Scholar. Descarte incorreto de lixo prejudica ambiente, saúde e requer educação, gestão eficaz e reciclagem consciente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Kaline Ribeiro Figueiredo, Instituto Educacional Santa Catarina (IESC/Câmpus Guaraí/ TO)

Graduanda de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC/Câmpus Guaraí/ TO).

Citas

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2022. São Paulo: ABRELPE, 2022.
AMARAL, João J.F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza: UFC, 2007.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. PNSB -Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: o que é. O que é. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa nacional -de-saneamento-basico.html? =&t=o-que-e. Acesso em: 24 set. 2023.
GRIGIO, Alfredo Marcelo et al. Problemas ambientais urbanos da disposição inadequada de resíduos sólidos: o caso de Mossoró – RN. Pensar Geografia, Mossoró, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2022.
MARTINS, Mayra Fernandes et al. Descarte inadequado de lixo e seu impacto no meio ambiente e na saúde da comunidade. Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/coloquio/article/view/642/761. Acesso em: 24 set. 2023.
SOARES, C. L. Lixo no Brasil: um problema ambiental grave. Revista EcoDebate, 2022. Disponível em: https://revita.ind.br/lixo-no-brasil/. Acesso em: 24 set. 2023.
Publicado
2023-12-08
Cómo citar
Ribeiro Figueiredo, K. (2023). DESCARTE DE LIXO INADEQUADO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. Revista Extensão, 7(4), 138-140. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9180
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência