PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES E PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

  • Simone Aparecida Pereira Bezerra Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Maikon Chaves de Oliveira Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

Os transtornos mentais estão entre as doenças que mais afetam as pessoas no mundo. Eles são as maiores causas de anos vividos com incapacidade, sendo a depressão a maior delas, mas nem sempre são identificadas e nem consideradas como tal, sendo provavelmente subdiagnosticados. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre prática de atividades com estudantes e profissionais da Escola Estadual, envolvendo ações que tratam da saúde mental, Por meio de abordagens interativas e inclusivas, as atividades buscaram sensibilizar os estudantes sobre a relevância da saúde mental, fornecendo informações sobre os transtornos mais comuns, tratamentos disponíveis e a redução do estigma associado. Ao criar um ambiente de apoio e acolhimento, a escola se tornou um espaço propício para diálogos abertos, incentivando o autocuidado e o suporte mútuo. Ao criar um ambiente de apoio e acolhimento, a escola se tornou um espaço propício para diálogos abertos, incentivando o autocuidado e o suporte mútuo. Essa experiência ressaltou a importância de promover a saúde mental no ambiente escolar para otimizar o bem-estar e minimizar as vulnerabilidades existentes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Simone Aparecida Pereira Bezerra, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Maikon Chaves de Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)-Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins

Publicado
2023-08-17
Cómo citar
Aparecida Pereira Bezerra, S., & Chaves de Oliveira, M. (2023). PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES E PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO. Revista Extensão, 7(2), 47-56. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8747