ENSINO POR MEIO DA VIVÊNCIA PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumen
A preceptoria médica é uma atividade presente em todos os cursos de medicina do Brasil e é uma oportunidade singular de alinhamento entre teoria e prática. Essa ferramenta metodológica tem sido estimulada precocemente no ensino médico brasileiro com a inserção de estudantes desde as séries iniciais na atenção primária. Esse trabalho visa relatar as experiências da atuação em preceptoria de um profissional médico, na Unidade Básica de Saúde (UBS) V, no município de Augustinópolis, no estado do Tocantins, e abordar os desafios inerentes à prática, sobre a importância para a medicina da integração dos serviços de saúde e ensino e sobre a posterior qualificação do médico ao desenvolver esse trabalho. Observou-se que a preceptoria médica é fundamental para que o estudante possa desenvolver um olhar clínico e reflexivo acerca das particularidades da população a qual estão inseridas na UBS. Detectou-se a necessidade de maior aprimoramento dos preceptores em consonância com a universidade para capacitá-los na construção de conhecimentos sólidos e na transmissão destes para os discentes. Dessa forma, a troca de informações entre preceptor, estudantes, equipe de saúde e comunidade permite ao aluno adquirir novas habilidades e abordagens para lidar com os desafios, sobretudo na área rural.
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