AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Resumen

Este artigo científico tem como objetivo enfatizar a importância do psicopedagogo para a contribuição na análise e observação do comportamento psicopedagógico dos educandos, para a partir de então, planejar e criar métodos que venham contribuir para sanar as problemáticas detectadas e minimizar as deficiências responsáveis pelo fracasso escolar. Apesar dos avanços que a educação tem conquistado nas últimas décadas, cabe ainda a implantação efetiva do profissional – psicopedagogo, para garantir a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Neste sentido, o artigo propõe demonstrar os segmentos em que o psicopedagogo pode atuar para contribuir de forma significativa com o trabalho do professor, tendo em vista que este irá projetar atividades e trabalhos que vão atender especificamente as necessidades e as dificuldades apresentadas pelos educandos. Porém, apesar da necessidade da inserção dos psicopedagogos no ambiente escolar, considerando a comprovada necessidade dos mesmos, o referido ainda não acontece. Assim, como Bossa e Furtado, discutem acerca da importância da atuação dos mesmos para o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, é importante que o estado crie medidas mais eficientes de contribuição para que estes profissionais possam atuar eficientemente no âmbito educacional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Aline de Aquino Miranda Mendonça, Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC - TO)

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduada em Geografia pela Faculdade Rio Sono. 

Elba de Almeida Silva, Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC - TO)

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Libras pelo Instituto Darwin. 

Paula Arianny Pedroza da Silva

³ Graduada em Administração pela Unopar. 

Paulo Pedroza de Souza

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. 

Publicado
2023-06-27
Cómo citar
de Aquino Miranda Mendonça, A., de Almeida Silva, E., Pedroza da Silva, P. A., & Pedroza de Souza, P. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Revista Extensão, 7(1), 89-97. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7900