AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Resumen
Este artigo científico tem como objetivo enfatizar a importância do psicopedagogo para a contribuição na análise e observação do comportamento psicopedagógico dos educandos, para a partir de então, planejar e criar métodos que venham contribuir para sanar as problemáticas detectadas e minimizar as deficiências responsáveis pelo fracasso escolar. Apesar dos avanços que a educação tem conquistado nas últimas décadas, cabe ainda a implantação efetiva do profissional – psicopedagogo, para garantir a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Neste sentido, o artigo propõe demonstrar os segmentos em que o psicopedagogo pode atuar para contribuir de forma significativa com o trabalho do professor, tendo em vista que este irá projetar atividades e trabalhos que vão atender especificamente as necessidades e as dificuldades apresentadas pelos educandos. Porém, apesar da necessidade da inserção dos psicopedagogos no ambiente escolar, considerando a comprovada necessidade dos mesmos, o referido ainda não acontece. Assim, como Bossa e Furtado, discutem acerca da importância da atuação dos mesmos para o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, é importante que o estado crie medidas mais eficientes de contribuição para que estes profissionais possam atuar eficientemente no âmbito educacional.