PARECER SOBRE A APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROGRAMA PÁTRIA AMADA MIRIM – PAM INTERATIVO

Resumen

A educação ambiental deve fazer parte da curricularização escolar de estudantes em formação, com uma abordagem transversal, contribuindo assim para o desenvolvimento de indivíduos preocupados com as questões e problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais de forma a alcançar a sustentabilidade de maneira holística. Por meio da aplicação do Programa Pátria Amada Mirim - PAM Interativo, uma parcela significativa de estudantes da educação básica do Estado do Tocantins, especificamente do ensino fundamental II tem a oportunidade de ter acesso a conteúdos e informações relevantes a respeito de meio ambiente e a forma como interagimos com ele, abordando aspectos positivos e negativos dessa relação, bem como mudanças necessárias para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Por meio da análise dos ODS e das atividades desenvolvidas por meio do PAM Interativo constatou-se a aderência e o alcance de diversas metas preconizadas na Agenda dos ODS, de forma a ser possível afirmar que por meio do presente programa, o Estado do Tocantins, a Universidade Estadual do Tocantins e demais Secretarias de Governo envolvidos contribuem significativamente para que o desenvolvimento sustentável seja realizado.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Thaysi Castro Coelho Andrade, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduação em Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins, Especialização em tratamento e disposição final de resíduos sólidos e líquidos pela Universidade Federal de Goiás com pesquisas desenvolvidas voltadas para a gestão de resíduos sólidos e aterros sanitários. Mestre em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Tocantins com ênfase na área de saneamento ambiental. Doutora em Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE, desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins, com pesquisa desenvolvida no campo da biotecnologia voltada para o desenvolvimento de bioetanol.

Márcia Rezende Silva, Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO)

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Graduação em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Servidora pública estadual com vínculo junto a Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Coordenadora Geral do Programa Pátria Amada Mirim – PAM Interativo. 

 

Citas

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento sustentável das origens à agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020.

BRASIL, 1999. Lei Federal 9.795 de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/pnea.html. Acesso em: 28 jul. 2022.

ESTRATÉGIA ODS, 2022. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/sobre-a-estrategia/. Acesso em: 28 jul. 2022.

MOTTA, Caio Tavares; MOREIRA, Marcelo Rasga. O Brasil cumprirá o ODS 3.1 da Agenda 2030? Uma análise sobre a mortalidade materna, de 1996 a 2018. Ciência e Saúde Coletiva 26 (10), 2021.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 28 jul. 2022.

SERAFIM, Milena Pavan; LEITA, Juliana Pires de Arruda. O papel das Universidade no alcance dos ODS no cenário do “pós”- pandemia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 26 (2), 2021.
Publicado
2022-12-16
Cómo citar
Andrade, T. C. C., & Rezende Silva, M. (2022). PARECER SOBRE A APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROGRAMA PÁTRIA AMADA MIRIM – PAM INTERATIVO. Revista Extensão, 6(2), 140-149. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7665