SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): UMA ABORDAGEM DOS IMPACTOS OCORRIDOS NA SUA IMPLANTAÇÃO

Palavras-chave: Sistema Público de Escrituração Digital. Impactos Ocorridos na Implantação do SPED.

Resumo

A profissão contábil vem passando por mudanças tecnológicas na execuão de rotinas e na relação de trabalhos especializados em tecnologia da informação. Diante disso, o objetivo geral do estudo foi identificar os principais impactos ocorridos na implantação do SPED de acordo com a literatura nacional. Para a análise, levou-se em consideração o estudo de Capristani, Carraro e Bianchi (2012) para categorizar os impactos em dois grupos: impactos positivos e impactos negativos. Assim, utilizou-se uma abordagem descritiva com o método qualitativo para avaliar os estudos relevantes publicados no Brasil entre os anos de 2010 a 2021. Os resultados apontaram que a maioria dos achados retratam, em determinado contexto das obras, pontos negativos, como a implantação do SPED gerou altos custos às empresas e escritórios contábeis, pois exige um avanço tecnológico com maiores investimentos em softwares e em treinamentos de pessoal, além da necessidade de um sistema de controle interno para gerir processos. Apesar da evidenciação de tais achados em relação aos aspectos negativos, a maioria das publicações sobre o tema apontou que os impactos positivos se sobressaem aos negativos.

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Biografia do Autor

Isadora Brito de Oliveira , Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic)

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic). 

Valdenes Pacheco Barbosa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Ciências Contábeis. Professor do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

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Publicado
2022-08-29
Como Citar
Brito de Oliveira , I., & Barbosa, V. P. (2022). SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): UMA ABORDAGEM DOS IMPACTOS OCORRIDOS NA SUA IMPLANTAÇÃO. Revista Extensão, 6(1), 126-136. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6911