RACISMO NA EDUCAÇÃO SOB O VIÉS DAS OPORTUNIDADES DE INGRESSO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO DE PALMAS - TO

Resumen

O racismo estrutural e seus estigmas sociais refletem as consequências históricas na base estrutural da nossa organização social que tende a discriminar o ingresso de negros no sistema educacional de ensino superior privado. Cria-se o seguinte artigo objetivando investigar o processo de manutenção do racismo institucional no Brasil, como verificar a criação de leis, medidas e projetos que contribuam para o desenvolvimento comportamental da causa, denotando ponderações pautadas nas diretrizes legais e dados de institutos de pesquisa locais concernentes ao tema acerca da desigualdade racial promovida pelos entes institucionais, e as dificuldades enfrentadas pela população negra no âmbito do Ensino Superior, possui uma metodologia de pesquisa exploratória e dissertativa, abordando através de um questionário o quantitativo de pessoas negras cursando instituições privadas, estatísticas, e consequências promovidas como: a exclusão e subalternização dessa minoria no ensino superior privado. Mediante o silêncio das instituições observa-se o descaso com o tema e o quanto a desigualdade social dos povos negros está presente em nossa sociedade. De modo a demonstrar a falta de criação e efetivação de políticas afirmativas e integrativas para a manutenção do negro nas instituições a fim de ascender socialmente com oportunidades equiparadas.

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Biografía del autor/a

Taynara De Sousa Paula, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas/TO.

Andressa Borges da Cruz, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas/TO.

Mateus Ricardo Rocha Souza, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmico do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas/TO.

Lívia Helena Tonella, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pelo PEA-Nupelia/UEM. Atualmente é professora de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora da Pós-Graduação (stricto sensu) em Direito Ambiental da OAB/TO em parceria com com a TFC educacional.

Citas

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Publicado
2022-08-29
Cómo citar
De Sousa Paula, T., Borges da Cruz, A., Rocha Souza, M. R., & Tonella, L. H. (2022). RACISMO NA EDUCAÇÃO SOB O VIÉS DAS OPORTUNIDADES DE INGRESSO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO DE PALMAS - TO. Revista Extensão, 6(1), 69-84. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6905