SEXUALIDADE E GÊNERO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Resumen
O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes.
Descargas
Citas
BRITZMAN, Debora P., O que é esta coisa chamada amor Identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação & Realidade, v. 21, n. 1, p. 71-96, jan. - jun. 1996.
GRANDINO, Adilson; NOGUEIRA, Durval. Sexo ou Sexualidade. A visão da Psicanálise. Porto Alegre: L & PM,1987.
LOURO, Guacira Lopes (org).2 ed. O corpo educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
O GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero. Disponível em: https://www.ufrgs.br/geerge/. Acesso em : 27 de mar. 2021.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Liberdades Regulares: A pedagogia construtivista e outras outras formas de governo do eu. 2 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 8 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígena na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 9 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educ. rev., Curitiba , v. 35, n. 73, p. 287-305, fev. 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000100287&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 mar. 2021. Epub 02-Maio-2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.61432.
TRASFERETTI, J. Corpo e Cultura: No contexto da sociedade brasileira. Comunicação & amp; Informação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 126–137, 2008. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.7498. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/7498. Acesso em: 6 abr. 2021.
TEIXEIRA, Educacionais Anísio. Censo da Educação Superior 2019. Divulgação dos resultados. Brasília - DF: 2020.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação 4a edição revisada e atualizada Florianópolis. 2005.
SOUZA, Marcos Rogério dos Santos Souza, SILVA, Denise Regina Quaresma da Silva. Educação inclusiva: dialogando sobre sexualidade e gênero na formação continuada. Revista Democratizar, v. 13, n. 2, p.96-10, 2020.
SOUZA, Marcos Rogério dos Santos. DE OLIVEIRA, Carla. Psicanálise e educação: a
transferência na educação infantil. Revista Ciência &Trópico, v. 44, n. 2, 2020.
SOUZA, Marcos Rogério dos Santos; SILVA, Denise Regina Quaresma. Escola, espaço de
travesti? Quando a escola não acolhe, não escuta, a quadra sustenta e ampara? In: VIII
Congreso Iberoamericano de Investigación sobre Gobernanza Universitaria. Bogotá,
XAVIER-FILHA, Constantina. Tecer e entretecer a vida: educação para as sexualidades e gêneros na formação docente. Intermeio, v. 23, n. 46, p. 215-236, 2017.