SEXUALIDADE E GÊNERO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Resumen

O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva  analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e  faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de  abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de  literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marcos Rogério dos Santos Souza, Universidade La Salle

Mestrando em Educação pela Universidade La Salle. Graduação em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Luterana do Brasil. Graduação em Psicologia pela Faculdade São Francisco de Assis de Porto Alegre. Graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Pedagogo. Psicólogo. 

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle

Pós Doutora em Estudos de Gênero pela UCES - Argentina. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Psocóloga. Atualmente é professora da Universidade La Salle - Canoas. 

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas. Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen. Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade. Especialização em Psicopedagogia Institucional.  Atualmente é docente do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. 

José Lucas Marques Duarte, Universidade La Salle

Mestrando em Educação. Graduado em Psicologia pela Universidade La Salle. Pós-Graduado em Orientação Educacional. Pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado e os Transtornos do Desenvolvimento Infantil.  

Citas

BRITZMAN, Debora P., O que é esta coisa chamada amor Identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação & Realidade, v. 21, n. 1, p. 71-96, jan. - jun. 1996.

GRANDINO, Adilson; NOGUEIRA, Durval. Sexo ou Sexualidade. A visão da Psicanálise. Porto Alegre: L & PM,1987.

LOURO, Guacira Lopes (org).2 ed. O corpo educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.

O GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero. Disponível em: https://www.ufrgs.br/geerge/. Acesso em : 27 de mar. 2021.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Liberdades Regulares: A pedagogia construtivista e outras outras formas de governo do eu. 2 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 8 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígena na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 9 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educ. rev., Curitiba , v. 35, n. 73, p. 287-305, fev. 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000100287&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 mar. 2021. Epub 02-Maio-2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.61432.

TRASFERETTI, J. Corpo e Cultura: No contexto da sociedade brasileira. Comunicação & amp; Informação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 126–137, 2008. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.7498. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/7498. Acesso em: 6 abr. 2021.

TEIXEIRA, Educacionais Anísio. Censo da Educação Superior 2019. Divulgação dos resultados. Brasília - DF: 2020.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação 4a edição revisada e atualizada Florianópolis. 2005.

SOUZA, Marcos Rogério dos Santos Souza, SILVA, Denise Regina Quaresma da Silva. Educação inclusiva: dialogando sobre sexualidade e gênero na formação continuada. Revista Democratizar, v. 13, n. 2, p.96-10, 2020.

SOUZA, Marcos Rogério dos Santos. DE OLIVEIRA, Carla. Psicanálise e educação: a

transferência na educação infantil. Revista Ciência &Trópico, v. 44, n. 2, 2020.

SOUZA, Marcos Rogério dos Santos; SILVA, Denise Regina Quaresma. Escola, espaço de

travesti? Quando a escola não acolhe, não escuta, a quadra sustenta e ampara? In: VIII

Congreso Iberoamericano de Investigación sobre Gobernanza Universitaria. Bogotá,

XAVIER-FILHA, Constantina. Tecer e entretecer a vida: educação para as sexualidades e gêneros na formação docente. Intermeio, v. 23, n. 46, p. 215-236, 2017.

Publicado
2022-01-28
Cómo citar
dos Santos Souza, M. R., Quaresma da Silva, D. R., Susana Jung, H., & Marques Duarte, J. L. (2022). SEXUALIDADE E GÊNERO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA. Revista Extensão, 5(3), 16-27. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071
Sección
Artigos