ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE IDOSO ACAMADO EM DOMICÍLIO
Resumen
Na medida em que a população envelhece, surgem vários fatores que comprometem a saúde do Idoso, e isso faz com que eles ficam fragilizados e dependentes de outras pessoas. Objetivo geral em abordar sobre a importância da equipe de enfermagem na assistência ao idoso acamado. Pesquisa literária de caráter descritivo, qualitativa e exploratória, sendo utilizados, artigos científicos. Os resultados mostram que há muito a ser planejado e implementado pelos profissionais de saúde no que se refere à capacitação do cuidador e da família para o atendimento das necessidades do idoso no domicílio. Por isso os profissionais devem ficar atentos com a família e o cuidador para poder passar todas as informações seguras a familiar e ao cuidador tirando as dúvidas e elaborando todos os passos de uma boa assistência a esses cuidadores. Foi possível observar que o paciente idoso acamado é um ser fragilizado, que não consegue ser independente e que enfermeiro tem um papel importante em relação a sua equipe deve estar capacitada para saber lidar com todos os tipos de problemas.
Descargas
Citas
ACIOLI, S; KEBIAN, LVA; DE ARAUJO, FMG; FERRACCIOLI, P; CORREA, VDAF. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Revista Enfermagem, UERJ. Vol. 22, nº 5.
AMARAL, ND; CUNHA, MCB; LABRONICI, RHD; OLIVEIRA, ASB; GABBAI, AA. Assistência domiciliar à saúde (Home Health Care): sua história e sua relevância para o sistema de saúde atual. Rev Neurociencias. Vol. 9, nº 3.
AVILA, MAGD; PEREIRA, GJC; BOCCHI, SCM. Cuidadores Informais de idosos em pós-operatório de cirurgia de fêmur proximal: prevenção de novas quedas. Ciência e amp; Saúde Coletiva. 2015.
BORGES, M; LUÍS, J. O cuidado do idoso no contexto familiar: percepção da equipe de saúde da família. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio De Janeiro, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS. Proposta de modelo de atenção integral. 2014.
CARVALHAIS, M; SOUSA, L. Qualidade dos Cuidados Domiciliares em Enfermagem a Idosos Dependentes. Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.1, p.160172, 2013.
CONCEIÇÃO, LFS. Saúde do idoso: orientações ao cuidador do idoso acamado. Rev. Med. Minas Gerais. Vol. 10, nº 1, 2010.
Custódio, DMDL; Prado, LK. Avaliação da atenção prestada aos familiares em um centro de atenção psicossocial. Revista Brasileira de Enfermagem. 2011.
DANTAS, TM; RODRIGUES, LB; DOS SANTOS, WS; DIAS, JC; DE SANTANA, NM; DE LIMA, ICV. Percepções e vivências de cuidadores familiares de idosos acamados. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. vol. 28, nº 3, 2015.
De Araújo, VAP; Ide, CAC; Chaves, EC. Modelos clínico e psicossocial de atenção ao indivíduo e à família na assistência domiciliar: bases conceituais. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2006.
FARAH, AFAG; AMBIEL, CR. Cuidado nutricional no controle da dor. Rev. Metabol. Nutr., v. 8, n. 4, p. 178-182, 2006.
FONSECA, HLA. Caracterização dos principais problemas de saúde do idoso acamado, e desafios para a equipe de saúde da família no acompanhamento destes. Monografia apresentada ao Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP. 2006.
GOMES, MFP; FRACOLLI, RA; MACHADO, BC. Atenção domiciliar do enfermeiro na estratégia saúde da família. O Mundo da Saúde. Vol. 39, nº 4, 2015.
GONTIJO, S. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. In Envelhecimento ativo: uma política de saúde. 2005.
HORTA, WA. Processo de enfermagem/Wanda de Aguiar Horta; com a colaboração de Brigetta E.P castellamos – Rio de Janeiro Guanabara Koagam, 2011.
MACEDO, GB. Correlação entre acuidade visual e desempenho funcional em idosos com catarata. Revista de Geriatria e Gerontologia, Belo Horizonte v. 3, n. 4, p. 158-163, jan. 2010.
Martins, JDJ; De Albuquerque, GL; Pereira do Nascimento, ER; Couto, CBD, Amante de Souza, WG; Sousa Pacheco, WN. Necessidades de educação em saúde dos cuidadores de pessoas idosas no domicílio. Texto e Contexto Enfermagem. 2007.
MONTEZUMA, CA; DE FREITAS, MC; MONTEIRO, ARM. A família e o cuidado ao idoso dependente: estudo de caso. Revista eletrônica de Enfermagem. Vol. 10, nº 2, 2008.
PAVARINI, SCI; NERI, AL. Compreendendo dependência, independência e autonomia no contexto domiciliar: conceitos, atitudes e comportamentos. Duarte YAO, Diogo MJD. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu. 2000.
RODRIGUES, RAP; KUSUMOTA, L; MARQUES, S; FABRÍCIO, SCC; ROSSET-CRUZ, I; LANGE, C. Política nacional de atenção ao idoso e a contribuição da enfermagem. 2007.
SAKANO, LM; YOSHITOME, AY. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em idosos hospitalizados. Acta Paulista de Enfermagem. 2007.
SANTIAGO, RF; LUZ, MHBA. Práticas de educação em saúde para cuidadores de idosos: um olhar da enfermagem na perspectiva freire Ana. Revista Mineira de Enfermagem. Vol. 16, nº 1, 2012.
SILVA, END. Ritual do cuidado de enfermagem à pessoa idosa no perioperatório de cirurgia mutiladora. 2013.
SILVA, KM; VICENTE, FR; DOS SANTOS, SMA. Consulta de enfermagem ao idoso na atenção primária à saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Vol. 17, nº 3, 2014.
SILVA, LAD. A compreensão das práticas do cuidado de Enfermeiras nas Unidades de Saúde da Família no município de Gravatá-PE, 2014.
SOARES, E; COELHO, MDO; CARVALHO, SMRD. Capacidade funcional, declínio cognitivo e depressão em idosos institucionalizados: possibilidade de relações e correlações. Revista Temática Kairós Gerontologia. 2012.
SOLANO, GF. Previdência social e demografia: mudança necessária. 2011.
SOUZA, AD; PELEGRINI, TDS; RIBEIRO, JHDM; PEREIRA, DS; MENDES, MA. Conceito de insuficiência familiar na pessoa idosa: análise crítica da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol. 68, nº 6, 2015.
UNICOVSKY, MAR. Idoso com sarcopenia: uma abordagem do cuidado da enfermeira. Rev Bras Enferm. Vol. 57, nº 3, 2004.