FORTALECENDO A FORMAÇÃO MÉDICA: EXTENSÃO NA TRANSFERÊNCIA DA APRENDIZAGEM E COVID-19 MODULANDO A MOTIVAÇÃO
Resumen
Introdução. Esta pesquisa foi delineada com o intuito de aprofundar reflexões sobre a transferência de aprendizagem nos cursos médicos para o ambiente profissional e discutir implicações da Covid-19 sobre a motivação. Objetivo. Integrar um modelo de transferência de aprendizagem para extensão, a partir de uma intervenção educacional em medicina paliativa junto a acadêmicos de medicina dos primeiros períodos da graduação. Métodos. Pesquisa documental. Suportada por dois ambientes de gestão da formação médica da instituição; a extensão (PROEX) e a graduação (PROGRAD). Resultados. Os acadêmicos relataram ampliação de um novo olhar sobre si mesmo, sobre o outro e sobre a instituição. A integração da técnica com o humanismo explica 100% da variabilidade total encontrada para as atividades de medicina paliativa na doença de Alzheimer. Conclusões. Os acadêmicos de medicina inscritos em um projeto de extensão acreditam que a transferência das aprendizagens leva a melhorias no desempenho competente das habilidades no tratamento dos pacientes e que a construção do pensamento científico é importante na educação médica e requer o envolvimento ativo de todos. Outra consideração importante é que a pandemia de COVID-19 pode levar a falta de motivação para transferir.
Descargas
Citas
ALLEN, T et al. Framework for industry engagement and quality principles for industry-provided medical education in Europe. Journal of European Continuing Medical, v.6, 2017. https://doi.org/10.1080/21614083.2017.1348876.
BISGAARD, CH, et al. The effects of graduat competency-based education and mastery learning on patient care and return on investiment: a narrative review of basic anesthetic procedures. BMC Medical Education, v.18, p.154-169, 2018. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1262-7.
BOET S et al. Transfer of learning and patient outcome in simulated crisis resource management: a systematic review. Canada Journal Anesthesiology, v.61, p. 571-582, 2014. DOI 10.1007/s12630-014-0143-8.
BROWN, EE et al. Anticipating and mitigating the impact of the COVID-19 pandemic on Alzheimer’s disease and related dementias. Am J of Geriatric Psychiatry, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jagp.2020.04.010.
CHEN Y et al. Constructing an experiential education model in undergraduate radiology education by the utilization of the picture archiving and communication system (PACS). BMC Medical Education, v.19, p.383-39, 2019. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1827-0.
COMPTON, S et al. Medical Students’ Preference for returning to the Clinical ssetting during the COVID-19 pandemic. doi: 10.1111/medu.14268.
DEMIROREN, M et al. Medical students’ self-efficacy in problem-based learning and its relationship with self-regulated learning. Medical Education Online, v.21, p. 30049-30058, 2016.
DUREPOS PRN, et al. Assessing Palliative Care Content in Dementia Care Guidelines: A Systematic Review. Journal of Pain and Symptom Management, v. 53, n. 4, p. 804-813, 2017.
HASCUP, ER, Hascup KN. Does SARS-CoV-2 infection cause chronic neurological complications? GeroScience. 2020; https://doi.org/10.1007/s11357-020-00207-y.
KIRKPATRICK, D. The Kirkpatrick Model. 2005. Disponibilidade em: <http://kirkpatrickpartenrs.com/.>. Acesso em: 10 de julho de 2020.
LONG, N et al. Contributions of Health Professions Students to Health System Needs During the COVID-19 Pandemic: Potential Strategies and Process for U.S. Medical Schools. Academic Medicine, 2020. doi: 10.1097/ACM.0000000000003611.
MAO, L et al. Neurologic manifestations of hospitalized patients with coronavirus disease 2019 in Wuhan, China. JAMA Neurol, 2020. https://doi.org/10.1001/jamaneurol.2020.1127.
MONTAGNE, A et al. Blood-brain barrier breakdown in the aging human hippocampus. Neuron, v. 85, p. 296-302, 2015. https://doi. org/10.1016/j.neuron.2014.12.032.
MORADIAN Negar et al. The urgent need for integrated science to fight COVID-19 pandemic and beyond. Journal Translation Medicine, v.18, p. 205 – 212, 2020. https://doi.org/10.1186/s12967-020-02364-2.
MORGAN, HK et al. A Responsible Educational Handover: Improving Communication to Improve Learning. Perspectives Academic Medicine, v. 95, n2, p.194-199, 2020.
OLIVEIRA, SMC et al. Educação Médica: a medicina paliativa e a higienização das mãos e o seu papel na pandemia da COVID-19. Revista Humanidades & Inovação, v.7, n.8, p.587-594, 2020.
OLIVEIRA, SMC. Educação Médica: o ensino de medicina paliativa. Revista Humanidades & Inovação, v.4, n.2, p. 209-216, 2017.
OLIVEIRA, SMC et al. Educação Médica: PJTC – Uma escolha na vida acadêmica e as reflexões do impacto da COVID-19 na formação médica. Revista Extensão, v.4, n.1, p.112-119, 2020.
OLIVEIRA, SMC. Educação médica: Medicina Paliativa e doença de Alzheimer. Revista Extensão, v.4, n.1, p.120-127, 2020.
OLIVEIRA, SMC et al. Longevidade e Trauma por Quedas. Revista Debates em Psiquiatria, v.8, n.5, p.16-25, 2018.
PHAM, NTP et al. Understanding transfer of training effects from a motivational perspective: a Test of MBA programs. Business Leadership Review, v.7, n.1, p.1-25, 2010.
ROOS, M et al. Developing medical educators - a mixed method evaluation of a teaching education program. Medical Education Online, v.19, 2014. http://dx.doi.org/10.3402/meo.v19.23868.
SANDHU, P et al. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, v. 25, 2020. https://doi.org/10.1080/10872981.2020.1764740.
SUTHERLAND, AE et al. Can video consultations replace ace-to-face interviews? Palliative medicine and the Covid-19 pandemic: rapid review. BMJ Supportive & Palliative Care 2020; 0:1–5. doi:10.1136/bmjspcare-2020-002326.
TURK, B et al. Does case-based blended-learning expedite the transfer of declarative knowledge to procedural knowledge in practice? BMC Medical Education, v.19, p. 447- 457, 2019. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1884-4.
VERMEULEN, R., ADMIRAAL, W. Transfer as a two-way process: testing a model. Journal of European Industrial Training, v.33, n.1, p.52-68, 2009.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. COVID-19 Situation-reports 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports Acesso em: 20 de agosto de 2020.