FAZER ARTE E DESCOBRIR O MUNDO: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
Este artigo discute a relação entre a criança, a arte e a educação na primeira infância, a partir do projeto pedagógico: “Fazer arte e descobrir o mundo”, desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Considerando que as crianças desde muito pequena demonstram interesse por novas descobertas, são criativas e curiosas, o projeto buscou contemplar as múltiplas linguagens infantis. O percurso metodológico se inicia com as experiências adquiridas no CMEI, através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Curso de Pedagogia, da UFT, Campus Miracema. As análises foram elaboradas tendo como referência os registros nos seguintes instrumentos: relatórios, cadernos de campo, fotografias, vídeos, entre outros. Além disso, recorremos à produção bibliográfica sobre a temática investigada e também a documentos elaborados pelo MEC. As reflexões compreendem os resultados das atividades práticas com as crianças no espaço do CMEI, a partir do encontro sensível entre a arte e o mundo infantil, em uma abordagem pedagógica que compreende a criança como portadora de múltiplas linguagens. A arte além de significativa para as crianças é um tema necessário na Educação Infantil.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 05 de jun. de 2020.
BRASIL. Deixa eu falar. Ministério da Educação. Brasília: Rede Nacional primeira infância, 2011. p.34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12815-deixa-eu-falar-novembro2011-pdf&category_slug=marco-2013pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 de jun. de 2020.
FERRAZ. M. H. C. de T; FUSARI, M. F. de R. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FRIEDMANN, A. Paisagens infantis: uma incursão pelas naturezas, linguagens e culturas das crianças. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
GOBBI, Marcia. Ver com olhos livres: arte e educação na primeira infância. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (Org.) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. p. 29-54.
GOLDSCHMIED, E. JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HOLM, Anna Marie. A energia criativa natural. Pro-Posições. Campinas, SP. v. 15, n. 1 (43), p. 83-95, jan./abr. 2004.
HOLANDA, J. Entrevista com Anna Marie Holm. Novo livro de Anna Marie Holm fala sobre a relação com a natureza em atividades de arte-educação. Educação. Editora Segmento. jul./2015. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2015/07/07/novo-livro-de-anna-marie-holm-fala-sobre-a-relacao-com-a-natureza-em-atividades-de-arte-educacao/ Acesso em: 17 de jun. de 2020.