CONSTITUIÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS POR MEIO DO PLANEJAMENTO DE FEIRAS DE MATEMÁTICA
Resumen
Este artigo procura explicitar como se constitui o saber docente dos bolsistas vinculados ao Núcleo do PIBID de Matemática que participaram do planejamento e desenvolvimento de feiras de matemática na Escola Jorge Humberto Camargo (CAIC). A questão diretriz da investigação é a seguinte: quais as possíveis contribuições para a formação inicial de bolsistas de iniciação à docência a partir do contexto de organização de feira de matemática? A revisão bibliográfica definiu os aspectos metodológicos. Os registros presentes nos cadernos de campo dos bolsistas possibilitaram a geração dos dados. O processo de análise ocorreu a partir da definição prévia de categorias que qualificam o saber docente como experiencial. Os resultados denotam que o envolvimento dos bolsistas em ações de planejamento e execução de tarefas inerentes às feiras de matemática propiciou espaços de aprendizagem para a iniciação à docência de educadores matemáticos por meio da formação de saberes e experiências.
Descargas
Citas
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FLORIANI, J. V.; ZERMIANI, V. J. Feiras de Matemática: Resgate Histórico. In: ZERMIANI, Vilmar José. Anais do III Seminário de Avaliação das Feiras Catarinenses de Matemática. Blumenau: Odorizzi, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.