COMPLEXIDADE E RESISTÊNCIA: A RELEVÂNCIA DO PIBID SOB A ÓTICA DE UM LICENCIANDO EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA

Palavras-chave: Pibid, Formação de Professores, Complexidade, Língua Inglesa, Ensino de Línguas

Resumo

O texto apresenta  os relatos de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) sob a ótica de um professor em formação do curso de Letras - Língua Inglesa e Literaturas da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Porto Nacional, e que analisa a sua participação no programa que ocorreu entre  2018 e 2019. Para tecer as considerações sobre as vivências pedagógicas recorremos a teóricos da complexidade como Morin (2000 e 2003), Nicolescu (1999), Almeida (2006) e Santos (2008) que discutem o campo educacional e suas interfaces. A complexidade instaura um ponto de vista que não se quer único e, no que se refere a educação, propõe estratégias criativas para a implosão dos saberes fragmentados e desarticulados. O Pibid Letras teve como premissa o transitar interdisciplinar e transdisciplinar sob as atividades pedagógicas propostas e, por meio de um trabalho que envolveu a utilização de diversos tipos de linguagens, despertou aprendizagens significativas. À guisa de explanação, o texto expõe o processo de elaboração de uma das oficinas articuladas durante o projeto.

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Biografia do Autor

Iuri da Silva Gomes, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do curso de licenciatura em Letras: Língua Inglesa e Literaturas da Universidade Federal do Tocantins. Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens. 

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Publicado
2020-12-15
Como Citar
Gomes, I. da S. (2020). COMPLEXIDADE E RESISTÊNCIA: A RELEVÂNCIA DO PIBID SOB A ÓTICA DE UM LICENCIANDO EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA. Revista Extensão, 4(3), 73-83. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4006
Seção
Artigos