IDEOLOGIA E PROPAGANDA: A EDUCAÇÃO COMO RESISTÊNCIA À MENTIRA ORGANIZADA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Palavras-chave: Ideologia. Popaganda. Educação. Hannah Arendt.

Resumo

Este artigo traça uma possível repercussão das concepções de ideologia e propaganda sobre a educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Arendt, pensadora judia, testemunhou tempos sombrios do regime totalitário na Alemanha em meados do século XX. A ideologia e a propaganda do regime totalitário objetivaram destruir o passado, a realidade e a política. Fundamenta-se em parte da obra “Origens do totalitarismo” (2016) da autora e no romance “1984” de George Orwell, para chamar à atenção que, mesmo findo os regimes totalitários, os riscos da manipulação da realidade e da história ainda espreitam a vida política contemporânea. Conclui-se que a educação, na perspectiva arendtiana, enquanto responsabilidade de introduzir as crianças e os jovens em uma herança cultural e histórica de um mundo comum, se constitui como uma forma de resistência à ideologia e à propaganda de natureza totalitária.   

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Gomes Nascimento, UFBA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

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Publicado
2020-10-15
Como Citar
Gomes Nascimento, C. E. (2020). IDEOLOGIA E PROPAGANDA: A EDUCAÇÃO COMO RESISTÊNCIA À MENTIRA ORGANIZADA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT . Revista Extensão, 4(2), 34-46. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/2750
Seção
Artigos