CULTURA DA PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DE PERIÓDICO ACADÊMICO: O NÚMERO ESPECIAL DE 2018 DA REVISTALEPH
Resumen
No processo de editoração da RevistAleph colocamos em diálogo teorias e o cotidiano das escolas, em especial nos artigos acadêmicos escritos com a participação de professores da educação básica e do ensino superior. Idealizamos e concretizamos a publicação de um número especial com artigos escritos majoritariamente por professores da rede municipal de Niterói e alguns gestores. A parceria entre os coordenadores dos projetos de extensão da RevistAleph e a Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) viabilizou a publicação. Neste número tivemos como foco as experiências instituintes que são desenvolvidas por professores que trabalham na educação básica de Niterói. No presente artigo, explicitamos nossas experiências, trazendo para a discussão a formação de educadores a partir das experiências instituintes que foram abordadas nos artigos publicados. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo são revisitados por nós a partir das experiências das ações de extensão que acontecem em uma revista online. Concluímos que é preciso repensar o papel das revistas científicas ligadas à educação e ao ensino para que a extensão universitária e a formação docente ganhem, por meio do enfoque intercultural, ampliação da relação dialógica entre as teorias e as nossas ações no cotidiano escolar.
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Citas
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