METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumen
O projeto de extensão “As tecnologias na formação do pedagogo e nos anos iniciais: artes de fazer e fazer-se professor 2019” realizou-se com professora e alunos do ensino médio da CE Nilo Peçanha, em São Gonçalo-RJ. Desenvolvemos abordagens participativas envolvendo professora universitária, estudante de Pedagogia, professora de Filosofia e sessenta e nove adolescentes para reflexões iniciais sobre a temática de gênero. A proposta teve a mulher na Filosofia e a Cultura Pop como pontos de partida para abordarmos a violência e o respeito à diversidade. Articulamos a extensão com uma pesquisa de mestrado profissional assumindo pressupostos da educação intercultural (CANDAU, 2008 e 2012), princípios da pesquisa-açāo (FAGUNDES, 2016) e da Tecnologia Social (ITS, 2004; COSTA e JESUS, 2013), a abordagem de projetos (HERNANDEZ e VENTURA, 1998) e os conceitos filosóficos de racismo epistêmico (NOGUEIRA, 2014); construção social dos gêneros (BEAUVOIR, 2009); interseccionalidade (DAVIS, 2016) e cultura pop (SOARES, 2014). As atividades se deram por construção coletiva dialogando com o currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Ressaltamos a importância do diálogo entre a universidade e a escola, através de projetos de formação inicial e continuada de professores, com a presença da discussão intercultural.
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Citas
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