METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Resumen

O projeto de extensão “As tecnologias na formação do pedagogo e nos anos iniciais: artes de fazer e fazer-se professor 2019” realizou-se com professora e alunos do ensino médio da CE Nilo Peçanha, em São Gonçalo-RJ. Desenvolvemos abordagens participativas envolvendo professora universitária, estudante de Pedagogia, professora de Filosofia e sessenta e nove adolescentes para reflexões iniciais sobre a temática de gênero.  A proposta teve a mulher na Filosofia e a Cultura Pop como pontos de partida para abordarmos a violência e o respeito à diversidade. Articulamos a extensão com uma pesquisa de mestrado profissional assumindo pressupostos da educação intercultural (CANDAU, 2008 e 2012), princípios da pesquisa-açāo (FAGUNDES, 2016) e da Tecnologia Social (ITS, 2004; COSTA e JESUS, 2013), a abordagem de projetos (HERNANDEZ e VENTURA, 1998) e os conceitos filosóficos de racismo epistêmico (NOGUEIRA, 2014); construção social dos gêneros (BEAUVOIR, 2009); interseccionalidade (DAVIS, 2016) e cultura pop (SOARES, 2014). As atividades se deram por construção coletiva dialogando com o currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro.  Ressaltamos a importância do diálogo entre a universidade e a escola, através de projetos de formação inicial e continuada de professores, com a presença da discussão intercultural.

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Biografía del autor/a

Rejany dos Santos Dominick, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora e professora da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil. 

Juliana da Silva Gama, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão

Mestranda do CMPDI - IBio - UFF e professora do ensino médio no Estado do Rio de Janeiro (C. E. Nilo Peçanha).

Milene Bernardes Corrêa, Faculdade de Educação da UFF e ProEx-UFF

Estudante de Pedagogia e Bolsista de Extensão na Universidade Federal Fluminense.

Citas

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Publicado
2019-12-13
Cómo citar
Dominick, R. dos S., da Silva Gama, J., & Bernardes Corrêa, M. (2019). METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Extensão, 3(2), 21-32. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1821