ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO NO CURSO DE BIOLOGIA DA EaD/UAB/UFT
Resumen
Apresenta-se neste artigo o relato de experiência da utilização de um Recurso Educacional Aberto – REA, da plataforma Khan Academy, realizada em três turmas do curso de graduação em Biologia, na modalidade de educação a distância (EaD) e adotando o Moodle da EaD/UAB/UFT, tendo em vista a ausência da utilização de um REA no ambiente do curso. Assim, objetivou-se investigar o recurso como estratégia pedagógica junto aos alunos em cursos realizados na modalidade EaD. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Tocantins – UFT, no nos Polos da Universidade Aberta do Brasil – (UAB), durante o encontro presencial nas cidades de Porto Nacional, Arraias e Gurupi e contou com a participação de 51,84% dos alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários, elaborados de acordo com a skala likert e validados com o índice de coeficiência RWG para análise da relevância do percentual de participação. Constatou-se que o REA utilizado na pesquisa teve aceitação acima de 80% nos aspectos entendimento, contribuição e auxílio à aprendizagem, demonstrando que o uso de outros recursos pedagógicos ao conteúdo programático do curso é uma estratégia necessária, principalmente na EaD.
Descargas
Citas
BATES, A. W. Tony. Educar na era digital. Design, ensino e aprendizagem. Versão Digital. 1ª ed. São Paulo, 2017.
BELTRÃO, Giovanna. EAD. O cenário do Ensino a Distância no Brasil. Publicado em 16 de maio de 2016. Disponível em: https://curseduca.com/blog/cenario-ead-no-brasil/, Acesso: 10/06/2018.
BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
____. Decreto no. 5.622 de 19/12/2005. Diário Oficial da União, 20/12/2005. Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2014. Analytic Report of Learning in Brazil/[traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu. Curitiba, Ibpex. 2015.
CARVALHO, Fábio Henrique Trovon de; COSTA, Janaína Hornos Mascarenhas da; AMARAL, Daniel Capaldo. Envisioning products to support the agile management ofinnovative design. In: DS 80-3 Proceedings of the 20th International Conference on Engineering Design (ICED 15) Vol 3: Organisation and Management, Milan, Italy, 27-30.07.15. 2015.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Declaração REA de Paris 2012. Congresso mundial sobre recursos educacionais abertos. Unesco, Paris, 20 a 22 de junho de 2012.
KHAN, Salman. Um mundo, uma escola. A Educação reinventada. Le Livros. Biblioteca do exilado. Tradução: George Schiesinger. Edição Digital, 2013.
MEC. Ministério da Educação. Conferência Nacional de Educação. Documento Final 2010. http://conae.mec.gov.br Acesso em: 05 jan. 2018.
MOTTA, R.; CHAVES filho H.; CASSIANO, W.S. Univerdade Aberta do Brasil: democratização do acesso à educação superior pela rede pública de educação a distância. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Org.). Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: SEED/MEC, 2006. p. 13-26.
SANTANA, Bianca. ROSSINI, Carolina. PRETTO, Nelson de Luca. Recursos Educacionais Abertos. Práticas colaborativas e políticas públicas. São Paulo/Salvador, 2012.
SILVA, Edna Lúcia da; CAFE, Lígia; CATAPAN, Araci Hack. Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 39, n. 3, p. 93-104, Dec. 2010.
TORI, Romero. Educação sem distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2ª edição. São Paulo, 2017.
UNESCO. REA. Recursos Educacionais Abertos. Representação da Unesco no Brasil. Revista eletrônica. Unesco, 2017. Acesso em: 8 set. 2015.