HORTICULTURA COMO ATIVIDADE OCUPACIONAL PARA MEMBROS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

  • Sara Caroline de Souza Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Danilo Marcelo Aires dos Santos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Michele Ribeiro Ramos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • João Lucas Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

Trabalhos em lares de idosos mostram que o cultivo de hortas os torna mais úteis, prazerosos e comunicativos com visitantes. Além disso, demonstram conhecimento sobre práticas de cultivo, o que melhora a autopercepção da saúde e o humor após as aulas de horticultura. Esse projeto foi realizado em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da quadra 1002 Sul, em Palmas-TO. Nos encontros semanais (2 a 3 vezes), foram desenvolvidas atividades com acompanhamento de bolsistas e voluntários do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, além de professores e coordenadores.Canteiros foram confeccionados, e os idosos demonstraram grande entusiasmo, pois a horta agregava ao cronograma do centro. No entanto, devido à dificuldade de estabelecer um local fixo para os canteiros, causada por obras no CCI, as atividades precisaram ser encerradas. Apesar disso, o projeto proporcionou aprendizado, interação e bem-estar aos idosos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Sara Caroline de Souza, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). 

Danilo Marcelo Aires dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professor/Pesquisador UNITINS.

Michele Ribeiro Ramos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Atualmente é professora na Universidade Estadual do Tocantins no curso de Engenharia Agronômica e professora Adjunto I Universidade Luterana do Brasil no curso de Agronomia

João Lucas Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal - PPGPV -UFT, como bolsista da CAPES, no Manejo do Solo e da Água. (2025 - 2027); Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Tocantins (2024)

Citas

CHAKER, A. M. When Treatment Involves Dirty Fingernails: Research Finds That Horticulture Therapy Lowers Heart Rate, Improves Mood, Lessens Pain, Aiding in Healing Process. Wall Street Journal, New York - NY, p. 1-1. 06 abr. 2010.

ROSA, C. B. C. J. et al. Ufgd forma horta caseira como terapia ocupacional para idosos.Disponível:<http://www.enapet.ufsc.br/anais/UFGD_FORMA_HORTA_CASEIR A_CO MO_TERAPIA_OCUPACIONAL_PARA_IDOSOS.pdf>.
Publicado
2025-08-11
Cómo citar
de Souza, S. C., Aires dos Santos, D. M., Ribeiro Ramos, M., & Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa, J. L. (2025). HORTICULTURA COMO ATIVIDADE OCUPACIONAL PARA MEMBROS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO. Revista Extensão, 9(7), 26-30. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10451