RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO E EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES
Resumen
Este relato de experiência descreve a vivência de um projeto de extensão universitária realizado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, cujo objetivo foi capacitar os participantes no desenvolvimento de projetos acadêmicos em conformidade com as normas da ABNT, promovendo o letramento acadêmico por meio de ferramentas digitais. A iniciativa surgiu da necessidade de auxiliar estudantes no enfrentamento das dificuldades relacionadas à escrita acadêmica, especialmente no contexto pós-pandemia, cenário que intensificou o uso de tecnologias. A abordagem qualitativa e bibliográfica do projeto dialogou com autores como Soares (2010), Street (1995) e Freire (1987), permitindo uma reflexão sobre o letramento como prática social, considerando papel da extensão universitária na promoção do conhecimento acerca da escrita de textos que circulam no meio acadêmico. Durante a execução, observamos que, apesar da acessibilidade proporcionada por plataformas como Google Meet e Google Classroom, muitos estudantes enfrentaram desafios para integrar efetivamente essas ferramentas ao seu processo de escrita acadêmica. A necessidade de capacitação contínua e suporte psicopedagógico se mostrou essencial. A experiência reforçou o papel transformador da extensão universitária na promoção da responsabilidade social e na interação entre a universidade e a comunidade. Os resultados evidenciam que o letramento acadêmico digital pode ser um facilitador da aprendizagem, desde que equilibrado com práticas presenciais. Além disso, o projeto esteve alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao contribuir para uma educação inclusiva e de qualidade. Concluímos que, ao unir práticas digitais e presenciais, é possível fortalecer a formação acadêmica e ampliar as oportunidades de aprendizado no ensino superior.
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Citas
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