RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO E EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES

Resumen

Este relato de experiência descreve a vivência de um projeto de extensão universitária realizado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, cujo objetivo foi capacitar os participantes no desenvolvimento de projetos acadêmicos em conformidade com as normas da ABNT, promovendo o letramento acadêmico por meio de ferramentas digitais. A iniciativa surgiu da necessidade de auxiliar estudantes no enfrentamento das dificuldades relacionadas à escrita acadêmica, especialmente no contexto pós-pandemia, cenário que intensificou o uso de tecnologias. A abordagem qualitativa e bibliográfica do projeto dialogou com autores como Soares (2010), Street (1995) e Freire (1987), permitindo uma reflexão sobre o letramento como prática social, considerando papel da extensão universitária na promoção do conhecimento acerca da escrita de textos que circulam no meio acadêmico. Durante a execução, observamos que, apesar da acessibilidade proporcionada por plataformas como Google Meet e Google Classroom, muitos estudantes enfrentaram desafios para integrar efetivamente essas ferramentas ao seu processo de escrita acadêmica. A necessidade de capacitação contínua e suporte psicopedagógico se mostrou essencial. A experiência reforçou o papel transformador da extensão universitária na promoção da responsabilidade social e na interação entre a universidade e a comunidade. Os resultados evidenciam que o letramento acadêmico digital pode ser um facilitador da aprendizagem, desde que equilibrado com práticas presenciais. Além disso, o projeto esteve alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao contribuir para uma educação inclusiva e de qualidade. Concluímos que, ao unir práticas digitais e presenciais, é possível fortalecer a formação acadêmica e ampliar as oportunidades de aprendizado no ensino superior.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Evelyn José Duarte, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da Unitins. 

Sandra Alves Farias , Universidade Federal do Norte do Tocantins ( UFNT)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). 
Adriana Moreira Dias, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO. 

Citas

ABRANCHES, S. Tecnologias educacionais: a influência no aprendizado do aluno. São Paulo: Educare, 2017.

BANDEIRA, Victoria; MOURÃO, Lucina; FERREIRA, Danielle. Adaptation to remote learning and professional development of university students during the pandemic. In SciELO Preprints. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8848. Acesso em: 03 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19 Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. COE COVID. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/covid-19/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/livreto-plano-de-contingencia-espin-coe-26-novembro-2020. Acesso em: 03 ago. 2024.

CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. São Paulo: Agir, 2011. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 1, p. 27-41, 2018.

COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

COSTA-HÜBES, T.; PEREIRA, M. Letramento acadêmico-científico no século XXI: práticas e desafios. Revista de Educação e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 7-23, 2023.

CRUZ, José Anderson Santos; ARXER, Eliana Alves;BIZELI, José Luís. Ensino Híbrido e as TIC no Ensino Superior. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo - SP – 05 a 09/09/2016

CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jSdWBpPTNdfP6KwGrD8wmZg/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 dez. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. OASIS: portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/. Acesso em: 1 dez. 2024.

MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.

SANTOS, Eliete Correia dos; GOMES, Lídia Santos do Nascimento. O ensino de de gêneros acadêmicos: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da COVID-19. caicó RN, v.23, nº especial, set 2023.Dossiê Filosofia da Linguagem.

SOARES, M. Desafios do letramento no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Superior, v. 23, n. 2, p. 45-60, 2017.Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/32164/32164.PDF. Acesso em: 01 dez. 2024.

SOARES, Sebastião Silva. Letramento acadêmico: leituras de uma experiência. Coleção digital PUC Rio. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32164 Acesso em: 03 ago. 2024.

VALENTE, G. S. C., Moraes, É. B., Sanchez, M. C. O., Souza, D. F., & Pacheco, M. C. M. D. (2020). O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd. Acesso em: 03 ago. 2024.

Publicado
2025-08-11
Cómo citar
José Duarte, E., Alves Farias , S., & Moreira Dias, A. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO E EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES. Revista Extensão, 9(5), 20-25. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10349