RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBIEX: “BUSCA DE ÍNDICES DE DOENÇAS DERMATOLÓGICAS COMUNS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO ESPECIALMENTE NA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS – TO PARA PROMOVER DADOS EPIDEMIOLÓGICOS”

Resumen

Este relato apresenta as experiências vivenciadas no projeto “Busca de Índices de Doenças Dermatológicas Comuns na Região do Bico do Papagaio Especialmente na Cidade de Augustinópolis- TO para Promover Dados Epidemiológicos”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX). Objetivou-se desenvolver a busca de índices de doenças dermatológicas na cidade de Augustinópolis, promovendo dados epidemiológicos para facilitar ações de educação em saúde. Buscou- se através das bases de dados DATASUS-SINAN, a identificação de doenças dermatológicas comuns na cidade, logo após realizaram-se rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde para concordância e atualização dos dados obtidos. Por meio da pesquisa, listou-se três doenças: sífilis, dengue e varicela, somadas às rodas de conversa, foi possível identificar a razão do quantitativo de cada doença. Concluiu-se que o fator educação em saúde, é o que mais promove a listagem de casos, e a suma importância da equipe conhecer a realidade de sua região.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Valéria Maria Barros Ferreira, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Augustinópolis.

Marcelo Hübner Moreira, Universidade CEUMA

Doutor em Biotecnologia pela Fundação Oswaldo Cruz – Rondônia (FIOCRUZ), Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor na Universidade CEUMA, Imperatriz, Maranhão, Brasil.

 

Citas

DOS SANTOS, I. et al. Repercussões do acometimento cutâneo na vida das pessoas: sociopoetizando a autoimagem e a autoestima [Repercussions of skin conditions in people’s lives: socio-poetizing self-image and self-esteem]. Revista Enfermagem UERJ, v. 22, n. 2, p. 157-162, 2014.

MONTEIRO, Lorena Dias et al. Tendências da hanseníase no Tocantins, um estado hiperendêmico do Norte do Brasil, 2001-2012. Cadernos de Saúde Pública, v. 31,
p. 971- 980, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Brasília. Ministério da Saúde, 1993. Disponível em: https://portalsinan.saude.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2024.
Publicado
2025-08-11
Cómo citar
Barros Ferreira, V. M., & Hübner Moreira, M. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBIEX: “BUSCA DE ÍNDICES DE DOENÇAS DERMATOLÓGICAS COMUNS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO ESPECIALMENTE NA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS – TO PARA PROMOVER DADOS EPIDEMIOLÓGICOS”. Revista Extensão, 9(6), 33-37. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10336