PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PERANTE SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Abstract
O projeto de extensão teve como objetivo promover o ensino de primeiros socorros para estudantes do ensino fundamental II e profissionais de escolas públicas na região do Bico do Papagaio, abrangendo os municípios de Augustinópolis e Praia Norte, no Tocantins, entre setembro de 2023 e agosto de 2024. A metodologia incluiu apresentações expositivas com participação ativa dos alunos e demonstrações práticas, utilizando um boneco para manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e Heimlich. As ações focaram em incidentes comuns, como queimaduras, cortes e desmaios, proporcionando conhecimento essencial para minimizar danos em emergências. Estas contribuíram para a correção de conhecimentos prévios e acesso a informações vitais sobre primeiros socorros, impactando positivamente a comunidade escolar e a região, especialmente no setor de saúde de Augustinópolis.
Downloads
References
AFONSO, Maria Lúcia M.; ABADE, Flávia Lemos. Para reinventar as rodas. Belo Horizonte: Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM), 2008.
COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, Araguaína, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.
MOURA, T. V. C. et al. Práticas educativas em primeiros socorros: relato de experiência extensionista. Rev. Ciênc. Ext. v.14, n.2, p. 180-187, 2018.
RITTER, Nerci De Souza et al. A importância de se trabalhar o conhecimento de socorros em âmbito escolar. Cruz Alta-RS, 2013.