SAÚDE, SEGURANÇA E CUIDADO: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS

Palavras-chave: Prevenção; Riscos Ocupacionais; Saúde do trabalhador; Enfermagem; Assistência de Enfermagem.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva sobre o projeto de extensão “Saúde, Segurança e Cuidado: A atuação da enfermagem na prevenção dos riscos ocupacionais”. O projeto, vinculado ao curso de Enfermagem da Unitins, foi realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Augustinópolis-TO, entre setembro de 2023 e junho de 2024. Seu objetivo foi promover ações de educação em saúde para a equipe multiprofissional da UPA, abordando a identificação e prevenção de riscos ocupacionais, além da prestação de cuidados de enfermagem. Os participantes demonstraram envolvimento e interesse nas atividades propostas, e a equipe executora teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na prática. Conclui-se que o projeto contribuiu para a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho, favorecendo a prevenção de riscos ocupacionais no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evilly Amanda Mota Almeida, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus Augustinópolis. 

Janayna Araújo Viana, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-SP).

Referências

BASTOS, Elaine Cristina. Perfil Epidemiológico dos Acidentes de Trabalho Notificados em um Hospital de Ensino do Ceará; Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia; v. 20, n. 1, 2019 , p. 41-49.Doi: https://doi.org/10.36977/ercct.v20i1.193.
BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília, DF: OPAS/OMS; 2001.
COSTA, Verônica Rodrigues Fonseca. Perfil epidemiológico de trabalhadores acidentados atendidos em uma Unidade Mista de Saúde; Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, 19(3): 41-47, jul-set, 2017
GOUVEIA. Amanda Ouriques. Estresse ocupacional em profissionais de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA): práticas interventivas de educação em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 10, p. e4627, 9 out. 2020.
GUSMÃO, Grassyelly Silva; Acidente de Trabalho com Material Biológico: Análise da Ocorrência e do Registro. Cogitare Enfermagem, v. 18, n. 3, set. 2013.
JUNIOR, Edson Pedroza dos Santos; Acidente de trabalho com material perfurocortante envolvendo profissionais e estudantes da área da saúde em hospital de referência; Rev Bras Med. 2015;13(2):69-75
RAMOS, Maricleide Melo. Os Riscos Ocupacionais na Rotina Trabalho dos Profissionais de Enfermagem nas Intituições Hospitalares. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, V.13, n.3, set/dez, 2021
SANTOS, Érick Igor. Riscos ocupacionais relacionados ao trabalho de enfermagem: revisão integrativa de literatura. Revista Augustus, 16 dez. 2012.
Publicado
2025-08-11
Como Citar
Mota Almeida, E. A., & Araújo Viana, J. (2025). SAÚDE, SEGURANÇA E CUIDADO: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS. Revista Extensão, 9(6), 38-44. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10300