CONVERSAS ABERTAS: PROMOVENDO SAÚDE SEXUAL E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM ESCOLAS DO TOCANTINS

Palavras-chave: Sexualidade. Educação Sexual. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Prevenção. Conhecimento.

Resumo

A sexualidade é uma dimensão fundamental da vida humana, abrangendo aspectos biológicos, emocionais, sociais e culturais. A educação sexual busca capacitar indivíduos a tomarem decisões conscientes, promovendo respeito mútuo e igualdade de gênero. Contudo, ainda é um tabu em diversas sociedades, gerando lacunas no ensino. Dessa forma, o objetivo desse estudo é detalhar a experiência de estudantes de medicina de uma universidade no extremo norte do Tocantins ao realizar ações de extensão voltadas para a promoção da educação sexual nas escolas municipais. Baseado no projeto de extensão universitária “Conversas Abertas: Promovendo a Saúde Sexual em Escolas de Augustinópolis – TO”, o estudo analisou ações realizadas de setembro de 2023 a agosto de 2024. Foram promovidos seis encontros com 175 estudantes do ensino médio, abordando temas como sexualidade, contracepção, HPV e sífilis. Para avaliação das ações, foram aplicados questionários que mostraram que 71,1% dos participantes consideraram as ações "muito boas", e 64,4% relataram grande aprendizado. Além disso, 98,3% manifestaram interesse em futuras ações. O projeto demonstrou a importância de uma educação sexual acessível e adaptada ao público adolescente, promovendo práticas seguras e preenchendo lacunas no conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Soares de Souza, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Medicina (pela Unitins). Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, Tocantins, Brasil. 

Vitória Cristine Oliveira Messias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Medicina (pela Unitins). Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, Tocantins, Brasil.

Vitória Aires Matos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Medicina (pela Unitins). Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, Tocantins, Brasil.

Lucas dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduado em Educação Física e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Saulo Sacramento Meira, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Beatriz Cardoso Roriz, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ALVES, L. S.; AGUIAR, R. S. Saúde sexual e infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão integrativa. Nursing, v. 23, n. 263, p. 3683-3687, 2020.

ANICETO, G. E. T.; PINTO, T. O. A contribuição da Extensão Universitária para o letramento crítico sobre diversidade de gênero e raça e o combate à desinformação: Relatos de experiência em escola no município de Seropédica-RJ. Extensão em Movimento, v. 1, n. 1, 2024.

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Brasília, 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 dez. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.html. Acesso em: 22 jul. 2024.

ROS, Carlos T. da; SCHMITT, Caio da S. Global epidemiology of sexually transmitted diseases. Asian journal of andrology, v. 10, n. 1, p. 110-114, 2008.

SILVA, N. V. M. da et al. Educação em saúde com adolescentes sexualidade e prevenção de IST. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e107985436-e107985436, 2020.

SILVA, R.P. da. A Importância da Discussão de Gênero na Escola. Perspectiva Geográfica, v. 12, n. 17, p. 223-229, 2018.

MELLO, Maycom Maia de. Programa Saúde na Escola: promoção da saúde através das rodas de conversa. Intervozes: trabalho, saúde, cultura. Petrópolis, v.4, n. 1, p 40-55, maio 2019.

OLIVEIRA, J. M. L.de et al. Abrindo as fronteiras da universidade através da educação sexual nas escolas: Relato de Experiência. Revista Extensão, v. 21, n. 1, p. 174-178, 2022.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. Eduel, 2020.

FURLANETTO, Milene Fontana et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de pesquisa, v. 48, p. 550-571, 2018.

GARBARINO, Mariana Inés. O tabu da educação sexual: gênese e perpetuação dos preconceitos na infância. Cadernos pagu, n. 63, p. e216316, 2021.

HENARES DE MELO, Marcia Cristina; DE CARVALHO CRUZ, Gilmar. Roda de Conversa: Uma Proposta Metodológica para a Construção de um espaço de Diálogo no ensino médio. Imagens da educação, v. 4, n. 2, 2014.

IOP, M. R.; DOROW, C. Debatendo gênero na escola: relato de experiência a partir de um projeto de extensão universitária. Revista de Educação Popular, v. 21, n. 3, 2022.

KERNTOPF, M. R. et al. Sexualidade na adolescência: uma revisão crítica da literatura. Rev. Adolesc. Saúde (Online), p. 106-113, 2016.

PARAHYBA JÚNIOR, M. C. et al.. O uso da gamificação no ensino da fisiologia renal. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 48, n. 4, p. e131, 2024.

PEREIRA, I. S. S. D.; DE ALMEIDA, L. M. Educação Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva na Perspectiva da Extensão Universitária: Relato de Experiência. EXTENDERE, v. 9, n. 2, 2023

RIOS, Mônica Oliveira et al. O Programa Saúde na Escola como ferramenta para a construção da educação sexual na adolescência: Um relato de experiência. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 5, p. 2354-2369, 2023.

SCOTT, J. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.

SILVINO, D.M.; HENRIQUE, T. R. P. G. A Importância Da Discussão de Gênero nas Escolas: uma abordagem necessária. VIII Jornada Nacional Políticas Públicas: Maranhão, 2017.

VIEIRA, K. J. et al. Início da atividade sexual e sexo protegido em adolescentes. Escola Anna Nery, v. 25, p. e20200066, 2021.

Publicado
2025-08-11
Como Citar
Soares de Souza, A., Oliveira Messias, V. C., Aires Matos, V., dos Santos, L., Sacramento Meira, S., & Cardoso Roriz, B. (2025). CONVERSAS ABERTAS: PROMOVENDO SAÚDE SEXUAL E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM ESCOLAS DO TOCANTINS. Revista Extensão, 9(5), 71-77. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10299