LITERATURA TOCANTINENSE E ESCRITA CIENTÍFICA
Resumen
O objettivo deste trabalho é apresentar abordagens sobre a execução do curso “Diálogos Epistemológicos sobre Literatura Tocantinense e Escrita Científica”, o qual contemplou o estudo de obras literárias de escritores tocantinense em prol da escrita de trabalhos acadêmicos no formato de artigos científicos. O processo metodológico contemplou a realização de encontros semanais presenciais ao longos do segundo semestre de 2023 e do primeiro semestre de 2024. Neles foram realizados estudos de obras literárias e de fundamentos da escrita científica com bases nos suportes teóricos de Cosson (2007) e Machado (2017). O curso teve como público-alvo a participação da comunidade interna (professores, acadêmicos e técnico-administrativos da Unitins) e da externa (professores da educação básica e interessados pelos estudos literários). Os resultados apontaram para a percepção das potencialidades que a literatura tocantinense oportuniza à realização de atividades pedagógicas e de produções textuais de cunho científico.
Descargas
Citas
AIRES FILHO, Raimundo. As Duas vidas de Cecília. Curitiba: Talentos, 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, Edições 70, São Paulo, SP, 1977.
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2007.
GALLO, Edson. Encontro na praça: poesias. 2. ed. Araguaína: Le Coq, 2021.
MACHADO, Janer Cristina. Leitura e produção de textos. 1. Ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2017.
PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas: Pontes, 2015.
NEVES, Isabel Dias. Fardo Florido.2. ed. Goiânia,1998.
SENEM, Janaína. Amar in versos. Santo André/SP: M. inimalismos, 2024.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Ribeiro, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.