AMPLIANDO HORIZONTES NA CONTAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS
Resumen
A contação de histórias era usada para transmitir conhecimentos e tradições, hoje é uma ferramenta lúdica a qual estimula a imaginação e a criatividade. A prática favorece o desenvolvimento social e emocional. Contar histórias cria um ambiente de aprendizagem enriquecedor e pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades para crianças com TEA. Este relato de experiência da oficina aplicada a profissionais que atuam com crianças autistas, tem objetivo de apresentar técnicas de contação de história para que as mesmas tenham um maior repertório para trabalhar com as crianças. Durante a oficina foi relatada a dificuldade de prender a atenção da criança, o que pode ser sanada na utilização de técnicas que sejam atrativas para aquela criança. A técnica da contação sensorial e do livro gigante foram as preferidas. A oficina foi uma troca de saberes onde o discente teve um grande aprendizado na aplicação devido a experiência das aplicadoras.
Descargas
Citas
Gondim Gomes, M. M., & Nascimento Canda, C. (2023). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO PARA PESSOAS AUTISTAS. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 1(1), 7–17.
Oliveira, R. L., & Santos, L. S. (2020). A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2).
Battistello, V. C. M., Petry Justo, V., Volmer, L. y Martins, R. L. (2022). Literacia familiar para crianças com TEA por meio de um jogo digital educacional. CITAS, 8(1) 2022
SILVA, J. P.; RIBEIRO, J M. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ALFABETIZACAO. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, 2017: Edição Especial - Cadernos Ensino / EaD , 2017.
Battistello,V. C. de M., Elicker, A . T. , Volmer, L., Martins, R, L., A contação de histórias para crianças autistas. Letras de hoje Porto Alegre, v. 55, n. 3, p. 342-350, jul.-set. 2020 e-ISSN: 1984-7726 | ISSN-L: 0101-3335. Universidade Feevale, RS.
Campos, André Siqueira. Magnani, Cristiane de Souza. Do conto à inclusão: estratégias para a inclusão do TEA na contação de histórias. Revista Multidisciplinar do UniSantaCruz, Curitiba, v.2, n.1, p. 01-15, 2024. ISSN 2965-2790.
Silva, Luciana G. Gomes. Foohs, Marcelo Magalhães. Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de Alfabetização. Anais do XXVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2019. UFRGS.
Santos, Nilziele Alves dos. Santana, Elissandro dos Santos. Amaral, Ana Joaquina. A contação de história como dispositivo para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças autistas. Revista Philologus, Ano 26, n. 78. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2020.