FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS WEB: TRILHA DE PROGRAMAÇÃO PARA O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ
Resumen
A tecnologia computacional tem proporcionado grandes transformações na vida e relações do ser humano. No estado do Paraná, a difusão de disciplinas de programação no meio educacional implicou na necessidade de formação de professores para essas áreas tecnológicas. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão para capacitar os professores nos conceitos de linguagem de programação Web. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório, envolvendo os professores do Ensino Médio da rede pública de ensino. Os resultados obtidos mostraram que os professores desenvolveram a concentração na execução das atividades propostas e interação com as ferramentas de programação. A análise do corpus de pesquisa indicou que as atividades contribuíram para a aprendizagem e enriquecimento da prática pedagógica dos professores, desenvolvendo habilidades como identificação e seleção de estratégias para construção dos algoritmos, oferecendo-lhes oportunidade de pensar, discutir, reconhecer e desenvolver a lógica de programação, tornando assim o aprendizado mais significativo.
Descargas
Citas
ECMA, ECMA International. ECMAScript 2024 Language Specification. 2024. Disponível em: https://www.ecma-international.org/publications-and-standards/standards/ecma-262/. Acesso em: 08 agosto 2024.
FAEP, Federação da Agricultura do Estado do Paraná. 2024. Disponível em: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/. Acesso em: 08 agosto 2024.
FLEXBOX. Disponível em: https://www.w3.org/TR/css-flexbox-1/. Acesso em: 08 agosto 2024.
FOOTPRINT, Global Footprint Network. Disponível em: https://www.footprintcalculator.org/home/pt. Acesso em: 08 agosto 2024.
IFTIKHAR, Sidra; GUERRERO-ROLDÁN, Ana-Elena; MOR, Enric. Practice Promotes Learning: Analyzing Students’ Acceptance of a Learning-by-Doing Online Programming Learning Tool. Applied Sciences, v. 12 (24), 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3390/app122412613. Acesso em: 08 agosto 2024.
MEC. Informática Aplicada a educação – 2007. Disponível em:
MEC1, Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=235511-pceb002-22&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 08 agosto 2024.
MEC2, Computação: complemento à BNCC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file. Acesso em: 08 agosto 2024.
MOODLE, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Disponível em: https://moodle.org. Acesso em: 08 agosto 2024.
RCO. Registro de Classe Online. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/rco_mais_aulas. Acesso em: 08 agosto 2024.
SEED-PR, Programação Paraná. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/programacao. Acesso em: 08 agosto 2024.
VSCODE. Visual Studio Code. 2024. Disponível em: https://code.visualstudio.com/. Acesso em: 08 agosto 2024.
W3C1, World Wide Web Consortium. 2024. HTML Standard. Disponível em: https://www.w3.org/TR/html/. Acesso em: 08 agosto 2024.
W3C2, World Wide Web Consortium. 2024. Cascading Style Sheets Standard. Disponível em: https://www.w3.org/Style/CSS/. Acesso em: 08 agosto 2024.
W3C3, World Wide Web Consortium. 2024. Document Object Model (DOM). Disponível em: https://www.w3.org/DOM/. Acesso em: 08 agosto 2024.