FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS WEB: TRILHA DE PROGRAMAÇÃO PARA O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ

Resumen

A tecnologia computacional tem proporcionado grandes transformações na vida e relações do ser humano. No estado do Paraná, a difusão de disciplinas de programação no meio educacional implicou na necessidade de formação de professores para essas áreas tecnológicas. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão para capacitar os professores nos conceitos de linguagem de programação Web. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório, envolvendo os professores do Ensino Médio da rede pública de ensino. Os resultados obtidos mostraram que os professores desenvolveram a concentração na execução das atividades propostas e interação com as ferramentas de programação. A análise do corpus de pesquisa indicou que as atividades contribuíram para a aprendizagem e enriquecimento da prática pedagógica dos professores, desenvolvendo habilidades como identificação e seleção de estratégias para construção dos algoritmos, oferecendo-lhes oportunidade de pensar, discutir, reconhecer e desenvolver a lógica de programação, tornando assim o aprendizado mais significativo.

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Biografía del autor/a

Fernando Barreto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Dyana Grazielli Altomani Braga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2002), graduação em Química Industrial pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2002) e Licenciatura em Matemática - Claretiano Centro Universitário (2018). Especialização em Bioquímica Aplicada pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004), Especialização em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2006), Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado - Faculdade Eficaz (2011), Pós-Graduação em Tutoria de Ensino a Distância com ênfase em Química - Faculdade Eficaz (2012). Mestre em Ensino de Matemática (2024) pelo PPGMAT da UTFPR, campus Londrina/Pr. 

Estefane de Lima dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Kauane dos Santos Vieira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda de Engenharia de Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Apucarana. 

Citas

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Publicado
2025-02-06
Cómo citar
Barreto, F., Altomani Braga, D. G., de Lima dos Santos, E., & dos Santos Vieira, K. (2025). FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS WEB: TRILHA DE PROGRAMAÇÃO PARA O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ. Revista Extensão, 9(2), 46-54. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10240