EXTENSÃO EM AÇÃO: CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM PARCERIA COM UMA EMPRESA DE SERIGRAFIA
Resumen
No contexto das pequenas empresas a inserção da gestão estratégica ainda é rara. E, um dos fatores que contribuem para a mortalidade das pequenas empresas é a falta de planejamento dos negócios e da capacitação em gestão empresarial. Diante disso, este relato tem como objetivo demonstrar a criação de um planejamento estratégico para uma pequena empresa de serigrafia por meio de um projeto de extensão da UTFPR Campus Apucarana. Utilizou-se ferramentas estratégicas, tais como: análise PESTEL, criação de cenários, análise das cinco forças de Porter, análise VRIO e análise SWOT para a elaboração do planejamento estratégico. A coleta de dados, para posterior análise, se deu por meio de entrevistas abertas realizadas com o proprietário da empresa e dados secundários. Ao final das análises construiu-se, juntamente com a assentimento da empresa, uma estratégia geral de crescimento para os próximos cinco anos da empresa e um plano de ação.
Descargas
Citas
ANSOFF, I. Corporate Strategy. New York: McGraw-Hill, 1965
AZEVEDO, M. C. COSTA, H. G. Métodos para a avaliação da postura estratégica. Caderno de pesquisa em administração. São Paulo, vol. 8, n. 2, 2001.
BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.
COELHO, J. M.; SOUZA, M. C. A. F. A importância do planejamento estratégico para as empresas de pequeno porte. In: VI Congresso Brasileiro de Custos – São Paulo, SP, Brasil, 1999.
COSTA, C. C. Estratégia de negócios. São Paulo: Saraiva, 2009.
FLORENCIO, J.; SAMPAIO, V. Gestão estratégica em pequenas e micro empresas: uma abordagem gerencial. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 2020.
GONÇALVES, RODRIGO TARDIN FERRAZ et al. O processo de crescimento de uma pequena empresa sem planejamento estratégico: o papel dos gestores intermediários. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 17, n. 2, p. 54-74, 2023.
GUPTA, A. Environmental and pest analysis: an approach to external business environment. Merit Research Journals, v. 1, n. 2, 2013.
IBGE. Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, 2016. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/empreendedorismo/22649-demografia-das-empresas-e-estatisticas-de-empreendedorismo.html?=&t=publicacoes. Acesso em: 01 mar. 2024.
JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
KOTLER, P.; KELVIN, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
LOHANA, SONIA et al. Performance Analysis of Industry 4.0 and Small and Medium Enterprises (SMEs) for Financial Sustainability Using Strategic Planning. In: 2023 Global Conference on Wireless and Optical Technologies (GCWOT). IEEE, p. 1-9, 2023.
MACHADO, NELSON SANTOS et al. O planejamento estratégico funciona em pequenas e médias empresas? Pesquisa de avaliação em estudo de múltiplos casos. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 6, p. e3892-e3892, 2024.
MULYANINGSIH, MULYANINGSIH et al. The effect of strategic planning on competitive advantages of small and medium enterprises. Management Science Letters, v. 11, p. 411-416, 2023.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.
SCHNEIDER, J.; SACCO, H. G.; Estêncil e serigrafia: os usos tradicionais e artísticos da técnica de molde vazado. XVII Seminário de História da Arte, v. 1, p. x, 2019.
YANGAILO, TRYSON. Understanding strategic planning and continuous improvement: The mediation of quality results and education and training. Economia Aziendale Online, v. 14, n. 4, p. 1141-1155, 2023.
WRIGHT, P.; MARK J. K.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.