PROJETO DE EXTENSÃO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TRAJES CÊNICOS: AS CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN DE MODA
Resumen
Este artigo compila dados estudados e referenciados durante a produção de trajes cênicos no âmbito artesanal do projeto de extensão "Desenvolvimento Sustentável de Trajes Cênicos: Contribuições do Design de Moda", do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana. O objetivo é compartilhar os processos e resultados obtidos na confecção de trajes para três espetáculos que retratam obras barrocas e renascentistas, uma área do vestuário pouco explorada no curso. A partir de pesquisas bibliográficas, iconográficas e técnicas realizadas pelos discentes e orientadas pelos docentes. A aplicação da interprofissionalidade fomentou a pesquisa técnica e histórico-cultural de maneira dinâmica, através da adoção de conceitos inovadores, como o zero waste, proporcionando um ambiente de aprendizado integrador, no qual a criatividade e o gerenciamento desempenharam papéis fundamentais para a autonomia dos estudantes ao longo do projeto.
Descargas
Citas
ANDERSON, C. The Development of the Opera, 1914. University of Kansas. Disponível em:
CASTRO, M. S. F. ; COSTA, N.C.R. . Figurino - O traje de Cena. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte , v. 3, p. 1-1, 2010.
DAL BOSCO, Glória Lopes da Silva. A Influência Barroca na Moda Através da Cultura Contemporânea. IX Colóquio de Moda, 2013. 10p.
DEBOM, Paulo. MODA: Nascimento, Conceito e História. Veredas da História, [online], v. 11, n. 2, p. 7-25, dez., 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRUPO DE MODA. Barroco. Disponível em: https://grupo-de-moda-moda.blogspot.com/2009_05_01_archive.html. Acesso em: 17 jul. 2024.
HATADANI, Paula da Silva; MENEZES, Marizilda dos Santos. O desenho como ferramenta projetual no design de moda. Projetica, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 69–81, 2011.
HISTÓRIA DA MODA. Disponível em: https://modahistorica.blogspot.com/2013/05/a-moda-na-renascenca.html. Acesso em: 17/08/2024
ITALIANO, I. C.; KAUVAUTI, L. S.; MARCICANO, J. P. P. Zero waste na indústria do vestuário: limitações e alternativas. Sustainability in Debate, Brazilia, v.13, n.2, p. 204-219, agosto/2022. KOHLER, C. História do Vestuário. Editora Martins Fontes, São Paulo, 1993.
KOHLER, C. História do Vestuário. Editora Martins Fontes, São Paulo, 1993.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blüncher, 2001. 206p.
MARTINS, Rosane F. de F.; Linden, Júlio Carlos de S. van der. Pelos Caminhos do Design: metodologia de projeto. Londrina: Eduel, 2012. p.49 – 145.
MACKENZIE, Mairi. Ismoss: Para entender a moda. Tradutor: Christiano Sensi. 1ª ed. São Paulo: Globo S.A, 2010.
MENÊZES, Rayssa Moreira Bezerra de. O figurino na dança: a confecção de uma peça sob duas versões. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MONTANHEIRO, Adriana M. Entre Corpos, Dança e Figurino. A Luz em Cena, Florianópolis, v. 1, n.1, jul. 2021.
MONTEMEZZO, Maria Celeste F. S. Diretrizes Metodológicas para o Projeto de Produtos de Moda no Âmbito Acadêmico. Dissertação de Mestrado. UNESP, Bauru, 2003. 97p.
Musée Conde em Chantilly. O mal de Antíoco de Jean Auguste Dominique Igres 1840. Disponivel em https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mal_de_Ant%C3%ADoco_(Ingres) acessado em 20/08/2024.
NUNES, Bruno Blois; LEAL, Elisabete. Dança de Corte Francesa nos Séculos XVI e XVII: uma pesquisa nos acervos digitalizados da Biblioteca Nacional da França, XVII Encontro de Pós-Graduação Universidade Federal de Pelotas. UFPel, Pelotas, 2015. 4p.
SOBRINHO, J. I. N. (2021) 'Algumas interseções metodológicas no desenvolvimento do traje cênico', Revista Aspas, 10(2), pp. 174-188.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. (tradução Lólio Lourenço de Oliveira) Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, set./dez. 2005.
WOODS, Thomas. Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante, 2008.