GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR IDOSO: UMA CARTILHA SOBRE DIREITOS, PROCON E SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS

Abstract

A Revolução Industrial impulsionou o sistema capitalista, impactando as relações de consumo. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi promulgado em 1990 para proteger os consumidores, reconhecendo sua vulnerabilidade. Contudo, conflitos persistem devido à falta de conhecimento dos direitos. Este relato de experiência evidencia a iniciativa de um projeto de extensão que buscou fornecer uma cartilha informativa para empoderar os consumidores idosos e promover soluções alternativas de conflitos. A metodologia envolveu reuniões, pesquisa e parcerias com o Procon e o CRAS de Dianópolis, resultando na produção e distribuição de cartilhas e realização de palestras. Os resultados demonstraram impacto positivo tanto na comunidade como nos acadêmicos envolvidos, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas na impressão das cartilhas. Em suma, a ação colaborativa e o engajamento dos parceiros foram essenciais para o sucesso do projeto, proporcionando aprendizado e empoderamento aos envolvidos e à comunidade.

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Author Biographies

Michelle Melo Póvoa , Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do Curso de Direito. Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis/TO.

Renata Salomão Gonçalves Lesse , Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Professora Mestra do Curso de Direito. Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis/TO.

References

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Published
2024-10-07
How to Cite
Melo Póvoa , M., & Salomão Gonçalves Lesse , R. (2024). GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR IDOSO: UMA CARTILHA SOBRE DIREITOS, PROCON E SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS. Revista Extensão, 9(4), 64-69. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9990