ROBÓTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Abstract

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar como os pesquisadores entendem o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de uma atividade de robótica educacional e o impacto na vida dos participantes, consolidando uma das ações do Projeto de Extensão Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica. A ação foi desenvolvida por uma acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura sob a supervisão de dois docentes. Os resultados indicam que as dimensões do Pensamento Computacional, Decomposição, Abstração, Reconhecimento de padrões e Algoritmo foram desenvolvidos por meio das ações da acadêmica em sala de aula ao utilizar um kit de robótica e uma plataforma de programação em blocos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ândrea Corrêa Porto, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduação em Matemática (Unipampa). Universidade Federal do Pampa, Itaqui, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alex Sandro Gomes Leão, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Ensino de Ciências (UFSM). Universidade Federal do Pampa, Itaqui, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Willian Damin, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. 

References

AZEVEDO, Greiton Toledo de; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Invenções robóticas para o Tratamento de Parkinson: pensamento computacional e formação matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 69, p. 63-88, abr. 2021.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226f. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros. Usando o Scratch para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino fundamental. 2012,113f. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2012.

PAPER, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
Published
2025-05-16
How to Cite
Porto, Ândrea C., Gomes Leão, A. S., & Damin, W. (2025). ROBÓTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Revista Extensão, 9(2), 136-141. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9625
Section
Relatos de Experiência