ROBÓTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Abstract
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar como os pesquisadores entendem o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de uma atividade de robótica educacional e o impacto na vida dos participantes, consolidando uma das ações do Projeto de Extensão Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica. A ação foi desenvolvida por uma acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura sob a supervisão de dois docentes. Os resultados indicam que as dimensões do Pensamento Computacional, Decomposição, Abstração, Reconhecimento de padrões e Algoritmo foram desenvolvidos por meio das ações da acadêmica em sala de aula ao utilizar um kit de robótica e uma plataforma de programação em blocos.
Downloads
References
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226f. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros. Usando o Scratch para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino fundamental. 2012,113f. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2012.
PAPER, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.