SOBERANIA ALIMENTAR: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUANTO AO USO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NATIVAS
Abstract
O combate à fome é um tema globalmente debatido. De acordo com o relatório da ONU em 2022, 9,8% da população mundial está afetada pela fome, exigindo ações para aprimorar a nutrição. A diversidade vegetal do Brasil surge como valiosa fonte de alimentos e renda. O projeto "Soberania Alimentar" concentra-se em educar sobre o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais na transição Amazônia-Cerrado. Vinculando-se a esforços escolares e políticas públicas, com o apoio da Associação ECOSOL, busca fortalecer o empreendedorismo em prol da economia solidária. Tendo como intuito informar a comunidade sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), ressaltando as potencialidades em termos de alimentação, nutrição, produção e comercialização.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. 2009. Plano de ação da mesorregião bico do papagaio. Disponível em:
GIANNONI et. al. Reconhecimento e difusão sobre as plantas alimentícias não convencionais –PANC. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2022.
FIGUEIREDO et.al. Plantas Alimentícias Não Convencionais em Comunidade Tradicional da Mata Atlântica. Universidade Federal de Viçosa (UFV) 2020.
LIBERATO et, al. PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais e seus benéficos nutricionais. Environ. Smoke 2019.