ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Abstract

Objetivou-se avaliar a percepção dos estudantes antes e depois de capacitação sobre atendimento inicial na parada cardiorrespiratória e desobstrução de vias aéreas. Trata-se de estudo transversal descritivo, realizado por meio de capacitação sobre suporte básico de vida (SBV). Participaram do estudo 198 indivíduos, com predomínio de estudantes (98,0%), do sexo masculino (52,5%), idade média 16,1 anos e ensino fundamental incompleto (71,2%). Verificou-se alto índice de erros no questionário de avaliação do conhecimento relacionado a situações em urgência e emergência, além de discrepância do conhecimento da população leiga em relação aos protocolos do SBV. No entanto, observou-se melhora significativa dos resultados em 85,7% das questões, após a ministração das aulas teórico-práticas (p<0,0001). Inferiu-se que a abordagem utilizada foi efetiva na aquisição de conhecimento acerca do SBV e a relevância da necessidade de intervenções sobre SBV para que este conhecimento seja difundido e propagado na população em geral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Cruvinel de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Médica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA

Mariana Moura Oliveira , Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Discente de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA

Érika Andressa Simões Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Médica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA.

Guilherme Bezerril Dutra, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Médico pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA.

Romero Henrique de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA. Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Mestrado em Extensão Rural.  

 

Matheus Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA. Doutorado em Ciências.

Carlos Alberto de Lima Botelho Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA. Médico especialista em Clínica Médica e Endocrinologia. Mestre em Ciências da Saúde.

References

AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA). Destaques das diretrizes de RCP e ACE. Dallas, Texas, EUA: American Heart Association, 2020. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf. Acesso em 11 set. 2023.

BASTARRICA, Elisiane Gonçalves et al. Epidemiological profile of cardiorespiratory parade patients: an integrative review. Research, Society and Development, v.9, n.12, e1559126024, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.6024

CARDOSO, Rafael Rodrigues et al. Suporte básico de vida para leigos: uma revisão integrativa. Revista Unimontes Científica, v.19, n.2, p.158-167, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1190. Acesso em: 14 set. 2023.

CARVALHO, Lorena Rodrigues et al. Fatores associados ao conhecimento de pessoas leigas sobre suporte básico de vida. Enfermería Actual de Costa Rica, n.38, p.163-178, 2020. https://doi.org/10.15517/revenf.v0i38.39087

CHAVES, Anne Fayma Lopes et al. Reanimação cardiopulmonar nas escolas: avaliação de estratégia educativa. Revista Expressão Católica Saúde, v.2, n.1, p.65, 2017. https://doi.org/10.25191/recs.v2i1.2059

CHEHUEN NETO, José Antônio et al. Basic Life Support Knowledge and Interest Among Laypeople. International Journal of Cardiovascular Sciences, v.29, n.6, p.443-452, 2016. https://doi.org/10.5935/2359-4802.20160064

COSTA, Priscila et al. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v.10, e3911, 2020. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911

DA SILVA, Jaine Kareny et al. Suporte básico de vida para leigos: relato de atividades extensionistas. Revista Ciência em Extensão, 13(1), 190-203, 2017. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1383/1327. Acesso 27 ago. 2023.

DISQUE, Karl. Advanced Cardiac Life Support (ACLS) Provider Handbook. 4. ed. Las Vegas: Satori Continuum Publishing, 2020.

GRIMALDI, Monaliza Ribeiro Mariano et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista Enfermagem UFSM, v.10, p.1-15, 2020. https://doi.org/10.5902/2179769236176

GUIMARÃES, Adriano José de Deus. O conhecimento do atendimento suporte básico de vida de colaboradores do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC. Vita et Sanitas, v.17, n.2, p.97-103, 2023. Disponível em: https://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/345. Acesso em: 14 out. 2023.

HEIMLICH, Henry J. A Life-Saving Maneuver to Prevent Food-Choking. JAMA, v.234, n.4, p.398-401, 1975. https://doi.org/10.1001/jama.1975.03260170034021

LIMA, Marcelo Nunes et al. Retenção da aprendizagem após treinamento em Suporte Básico de Vida com uso de simulação de baixa fidelidade em uma unidade hospitalar odontológica. Scientia Medica, v.28, n.1, p.2941, 2018. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.29410

MAIA, Evanira Rodrigues et al. Conhecimentos em atenção pré-hospitalar e suporte básico de vida por estudantes recém-ingressos de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.38, n.1, p.59-64, 2014. https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100008

MAIA, Samuel Ramalho Torres, et al. Conhecimento dos leigos acerca da ressuscitação cardiopulmonar em pacientes adultos no Brasil. Brazilian Journal of Development, v.6, n.5, p. 28933-28948, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-370

MELLO, Kelli Christiane et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas: Revisão de Escopo. Revista Mineira de Enfermagem, v.27, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38536. Acesso em: 2 set. 2023.

OLIVEIRA, Renan Gianotto et al. Compressões torácicas contínuas realizadas por leigos antes e após treinamento. Revista Brasileira de Clínica Médica, v.10, n.2, p.95-99, 2012.

OTTONI, Henrique Figueiredo. Avaliação de ensino e aprendizagem sobre Suporte Básico de Vida (BLS) em recrutas da Força Aérea Brasileira. Revista Em Extensão, v.14, n.1, p.76-90, 2015. https://doi.org/10.14393/REE-v14n12015_art04

PONTES, Diego de Sousa; SARAIVA, Kleiton Rocha. A relevância das ações educativas em ressuscitação cardiopulmonar nas escolas do ensino médio. Revista Científica Multidisciplinar, v.2, n.8, e28622, 2021. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.622

RIBEIRO, Lucas Gaspar et al. (2013). Estudantes de medicina ensinam ressuscitação cardiopulmonar a alunos do fundamental. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v.101, n.4, p.328-335, 2013. https://doi.org/10.5935/abc.20130165

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (SBC). Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia - 2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v.113, n.3, p.449-663, 2019. https://doi.org/10.5935/abc.20190203.

SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (SOCESP). Nós cuidamos do seu coração! Aprenda a fazer o boneco de massagem cardíaca. 2015 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EO6GltwBvTc. Acesso em: 22 set. 2023.

SOUZA, Laís A. F et al. Avaliação da efetividade de um programa de ensino da ressuscitação cardiopulmonar para estudantes do ensino médio. Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, n.1, 2018. https://doi.org/10.20396/ccfenf1201825

TERASSI, Mariélli et al. A percepção de crianças do ensino fundamental sobre parada cardiorrespiratória. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v.36, n.1, p.99-108, 2015. https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp99

VON RANDOW, Roberta Mendes et al. Conhecimento acerca de primeiros socorros de alunos do ensino médio de uma escola de um município da zona da mata mineira. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n.3, p.1-5, 2017. Disponível em: http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/ semiariocientifico/article/ view/433/362. Acesso em: 21 set. 2023.
Published
2024-06-24
How to Cite
Cruvinel de Souza, C., Moura Oliveira , M., Andressa Simões Melo, Érika, Bezerril Dutra, G., Henrique de Almeida Barbosa, R., Rodrigues Lopes, M., & de Lima Botelho Filho, C. A. (2024). ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Extensão, 9(3), 31-41. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9005
Section
Artigos