CORRIDA DAS EQUAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID
Abstract
O presente relato apresenta resultados de uma oficina envolvendo um jogo de tabuleiro, desenvolvido por três bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docências (PIBID) de Matemática entre os meses de março a maio de 2023, supervisionada pela professora, na escola, e pela coordenadora, na universidade. A oficina foi realizada com uma turma do 9° ano de uma escola pública estadual, localizada no município de Amargosa, BA. O objetivo da atividade foi abordar a introdução do assunto equação do segundo grau. A proposta principal foi que os estudantes aprendessem a identificar os termos da equação do segundo grau e encontrar as raízes, fazendo substituição da incógnita, e aprendendo de uma forma mais dinâmica, visando a importância do lúdico na aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes se interessaram pela oficina, e mesmo apresentando algumas dificuldades, os mesmos demostraram aprendizagem do conteúdo, ao final da intervenção.
Downloads
References
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA - UNILA. Corrida de Equações. YouTube,16 de outubro de 2021. Disponível em: https://youtu.be/tTNWgijRAgI . Acesso em: 27 Jun. 2023.
NASCIMENTO, T. DO; SANTOS, T. S.; LINO, E. P.; MOREIRA-JÚNIOR, J. R. A utilização do jogo dominó de frações nas aulas de Matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 174-182, 6 jun. 2016.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática de 6º a 9º ano. In: Cadernos do Mathema Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.