PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A ÁGUA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO
Abstract
A humanidade vivencia uma crise ambiental, decorrente da relação sujeito/sociedade e ambiente. Por meio de questionários e da análise de conteúdo, este estudo avaliou as percepções e relações dos estudantes acerca da água, em diferentes níveis de ensino. A pesquisa desenvolveu-se em cinco instituições de ensino situadas em três municípios do estado Tocantins (Gurupi, Palmas e Porto Nacional), envolvendo estudantes do Ensino Fundamental II, Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, Graduação em Engenharia Civil e Graduação em Biologia. A amostra revela que os estudantes do ensino fundamental têm uma significativa relação com a água, porém, na prática, sugere-se falta de preocupação com a sua preservação e conservação; no ensino médio, verifica-se uma forte relação utilitarista, embora com atitudes conservacionistas e pragmáticas; no ensino superior, destaca-se a relação de uso aliada a aspectos de participação cidadã, evidenciando assim, a importância da Educação ambiental no desenvolvimento de uma consciência ambiental integral.
Downloads
References
ANANIAS, Natália Teixeira. Educação Ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. 2012. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012. Disponível em:
BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinho. Educação para a água. Estudos Avançados, v. 22, n. 63, 2008. Disponível em:
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BAUER, Martin W.; Análise de Conteúdo Clássica. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Institucional. Disponível em:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Institucional. Disponível em:
CABRAL, Diogo de Carvalho. Águas passadas: sociedade e natureza no Rio de Janeiro oitocentista. Ra’ e Ga - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 23, nov. 2011. ISSN 2177-2738. Disponível em:
CARVALHO, Aurean de Paula; RODRIGUES, Maria Anunciada Nery. Percepção ambiental de moradores no entorno do açude Soledade no estado da Paraíba. Revista eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 3, p. 25-35, set-dez. 2015. Disponível em:
CASSIMIRO, Murilo Otávio; DICTORO, Vinicius Perez; GONÇALVES, Juliano Costa. As diferentes percepções da água no saber ambiental local: estudo de caso no assentamento Santa Helena - São Paulo/SP. Caderno Prudentino De Geografia, v. 1, n. 44, p. 138–161, 2022. Disponível em:
DICTORO, Vinicius Perez.; GALVÃO, Davi Fortes. HANAI, Frederico Yuri. O estudo das representações sociais e da percepção ambiental como instrumentos de análise das relações humanas com a água. Ambiente & Educação. Revista de Educação Ambiental, v. 21, n. 1, p. 231-257, 2016. Disponível em:
DICTORO, Vinicius Perez; HANAI, Frederico Yuri. Análise da relação Homem-água: A percepção ambiental dos moradores locais de Cachoeira de Emas-SP, Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu. Revista Ra’ e Ga - O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 36, p. 92-120, 2016. ISSN 2177-2738. Disponível em:
DICTORO, Vinicius Perez; HANAI, Frederico Yuri. Simbolismos da água: valores, saberes e tradições dos moradores de Pirapora-MG nas margens do Rio São Francisco. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 487 - 503, 2017. Disponível em:
DICTORO, Vinicius Perez. Relações humanas com a água: percepção ambiental, saberes tradicionais, simbolismos culturais e contribuições para a gestão e conservação da água. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, 2016. Disponível em:
DIEGUES, Antônio Carlos. Água e cultura nas populações tradicionais brasileiras. I Encontro Internacional: Governança da Água. São Paulo, NUPAUB/USP, 2007. Disponível em:
FERNANDES, Roosevelt S.; SOUZA, Valdir José de; PELISSARI, Vinicius Braga; FERNANDES, Sabrina S. Uso da Percepção Ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. 2004. Disponível em:
FERNANDES, Valdir; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Problemática ambiental ou problemática socioambiental? A natureza da relação sociedade/meio ambiente. Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPR, v. 18, n. 18, p. 87-94, 2008. Disponível em:
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FRACALANZA, Ana Paula. Água: de elemento natural a mercadoria. Sociedade & Natureza, v. 17, n. 33, p. 21-36, 2005. Disponível em:
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed., São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, v. 6, 2017.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecílio de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 28 ed. Petropólis: editora Vozes, 2009.
GUIMARÃES, Mauro; SOARES, Ana Maria Dantas; CARVALHO, Néri Andréia Olabarriaga; BARRETO, Marcos Pinheiro. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 49-62, 2009. Disponível em:
GRATÃO, Lúcia Helena Batista. O “olhar” a cidade pelos “olhos” das águas. Geografia, Rio Claro, v. 33, n. 2, p. 199 – 216, 2008. Disponível em:
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014. Disponível em:
LIMA, Raul Sampaio de; HANAI, Frederico Yuri. Abrangência do conceito de ciclo hidrológico e abordagens das relações humanas com a água na pesquisa científica. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 7, 2017. Disponível em:
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernado. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 8. p. 37-54, 2003. Disponível em:
MACÊDO, David Araújo (2022). Mapa de localização dos municípios de Gurupi-TO, Palmas-TO e Porto Nacional-TO. Palmas, 1 mapa 21x 29,7. Escala: 1:4.200 m.
PENTEADO, Claudio Luis de Camargo; FORTUNATO, Ivan. Crise ambiental e percepção: fragmentação ou complexidade? Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 24, p. 413-427, 2010. Disponível em:
POLLI, Gislei Mocelin; CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais do meio ambiente e da água. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 35, p. 1310-1326, 2015. Disponível em:
QUEVEDO, Violeta Odete Ribeiro de. A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, 2005. Disponível em:
ROSA, Welma Oliveira de Souza. Desafios e possibilidades na prática docente de língua inglesa do 1º ao 5º ano. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2018. Disponível em:
RÊGO, João Ricardo Souza do. Educação ambiental: análise da percepção dos alunos do ensino médio fundamental sobre a qualidade da água consumida no município de Belém, PA. Revista brasileira de educação ambiental, São Paulo, v. 13, n. 4: p. 87-110, 2018. Disponível em:
RÊGO, João Ricardo Souza do; LIMA, Aline Maria Meiguins de. A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PA. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 35, n. 2, p. 155-172, 2018. Disponível em:
RIBEIRO, Sérgio Augusto de Medonça. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na mudança do Paradigma Instrumental do Uso da Água. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília. 2012. Disponível em:
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SILVA, Wellington Inacio; OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzelaf de. Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, p. 316-361, 2019. Disponível em:
TRIMBLE, Micaela; MAZZEO, Néstor. Governança da água para adaptação e resiliência no Antropoceno. In: TORRES, Pedro et al. (org). Governança e Planejamento Ambiental: adaptação e políticas públicas na Macrometrópole Paulista. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. Disponível em:
TOCANTINS. SEAGRO - SECRETARIA DA AGRICULTURA E PECUÁRIA. Agricultura. Palmas, 2022. Disponível em:
TONET, Ivo. Educação e meio ambiente. Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, v. 5, n. 3, p. 479-491, 2015. Disponível em:
VASCO, Ana Paula; ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. Perspectiva, Erechim, v. 34, n.125, p.17-28, 2010. Disponível em: