PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A ÁGUA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO

Abstract

A humanidade vivencia uma crise ambiental, decorrente da relação sujeito/sociedade e ambiente. Por meio de questionários e da análise de conteúdo, este estudo avaliou as percepções e relações dos estudantes acerca da água, em diferentes níveis de ensino. A pesquisa desenvolveu-se em cinco instituições de ensino situadas em três municípios do estado Tocantins (Gurupi, Palmas e Porto Nacional), envolvendo estudantes do Ensino Fundamental II, Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, Graduação em Engenharia Civil e Graduação em Biologia. A amostra revela que os estudantes do ensino fundamental têm uma significativa relação com a água, porém, na prática, sugere-se falta de preocupação com a sua preservação e conservação; no ensino médio, verifica-se uma forte relação utilitarista, embora com atitudes conservacionistas e pragmáticas; no ensino superior, destaca-se a relação de uso aliada a aspectos de participação cidadã, evidenciando assim, a importância da Educação ambiental no desenvolvimento de uma consciência ambiental integral.

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Author Biographies

Marcelo Henrique Toscano Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)

Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Laranjal do Jari, Amapá, Brasil. 

Vanessa Lima Araújo Luz, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda e Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Biologia (UEPA). É professora na rede de ensino do Estado do Pará (SEDUC/PA).

Rodrigo Araujo Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas, Tocantins, Brasil. 

Larissa Joyce Gomes de Oliveira Paiva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mariela Cristina Ayres de Oliveira , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É Professora da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Elineide Eugênio Marques , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil. 

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Published
2025-05-16
How to Cite
Toscano Silva, M. H., Lima Araújo Luz, V., Araujo Fortes, R., Gomes de Oliveira Paiva, L. J., Ayres de Oliveira , M. C., & Eugênio Marques , E. (2025). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A ÁGUA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. Revista Extensão, 9(2), 24-41. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8503
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