SAÚDE DO HOMEM PRIVADO DE LIBERDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O objetivo deste relato é detalhar as atividades e ações de saúde realizadas no projeto de extensão “Saúde do Homem Privado de Liberdade” na Cadeia Pública de Augustinópolis-TO, em que o público-alvo eram os encarcerados. As ações foram executadas em parceria com a Unidade de Saúde da Família IV do município de Augustinópolis-TO e a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas na cadeia pública de Augustinópolis-TO, em que os acadêmicos do curso de enfermagem da UNITINS utilizaram como método de ensino palestras, com uso de cartazes e folhetos a cada semana, em parceria com a Unidade Básica de Saúde responsável pela cadeia. Além disso, realizou-se testes rápidos e triagem do público-alvo. Os encarcerados foram receptivos, sempre perguntando e prestando atenção nas temáticas abordadas. As maiores dificuldades estiveram voltadas a tensão provocada pelo ambiente de realização das atividades, local instável com necessidade de maior atenção dos envolvidos, proibição de registros fotográficos dentro da instituição, sendo os apresentados no relatório os fornecidos pela instituição. De uma forma geral, o projeto foi executado em sua plenitude, os extensionistas conseguiram pôr em prática as ações previstas. As ações fizeram com que os acadêmicos pudessem verificar novos cenários da atuação da enfermagem. Mesmo com a prestação dos serviços de saúde ao público carcerário, ainda há muito a se conquistar e a aprimorar na oferta desses cuidados.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno temático do Programa Saúde na Escola: saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. Higiene para uma vida saudável. 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/higiene-para-uma-vida-saudavel/. Acesso em: 20 Jan. 23.
BRASIL. Hanseníase. 2019. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Hanseniase#:~:text=A%20hansen%C3%ADase%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,e%20pode%20gerar%20incapacidades%20permanentes>. Acesso em: 20 Jan. 23.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tuberculose. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a /t/tuberculose#:~:text=A%20tuberculose%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,outros%20%C3%B3rg%C3%A3os%20e%2Fou%20sistemas. Acesso em: 20 Jan. 23.
GROLLMUS, Nicholas S; TARRÈS, Joan P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigação. Fórum Qualitative Social Research, v.16, n.2, maio 2015.
PAES, Carla; PAIXÃO, Alvaneide N P. A Importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação da Universidade Federal do São Francisco, v.6, n.1, 2016.
SILVA, Anne Caroline Luz Grüdtner da; NAZARIO, Nazaré Otilia; LIMA, Daniel Costa. Atenção à saúde do homem privado de liberdade. 2015.
SCHUH, Laísa Xavier; CASSOL, Julia; LACERDA, Jocelaine. PROJETO DE EXTENSÃO VIVA MELHOR COM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA), v. 4, n. 1, 2019.
DO NASCIMENTO, Juliana Rodrigues; BARBOSA, Kalliny Mirella Gonçalves; VIEIRA, Michelle Christini Araújo. Abordando infecções sexualmente transmissíveis com mulheres reclusas: um relato de experiência. EXTRAMUROS-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 7, n. 2, p. 104-114, 2019.