OS EFEITOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DIFICULDADES EVIDENCIADAS À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA
Abstract
O texto aborda sobre os impactos da Covid-19 na educação profissional e tecnológica no Brasil. Utilizou-se o método bibliográfico conceitual, formado pelas seguintes etapas: a) definição das perguntas de pesquisa; b) coleta dos dados; c) organização e análise dos dados, e; d) geração da resposta. Também se fez uso do estudo multicasos. O estudo concluiu que no contexto acadêmico, a formação de professores e a infraestrutura tecnológica são pontos a serem trabalhados. Num cenário mais macro, a questão dos alunos com condição socioeconômica deficitária deve ser acompanhada não apenas pelos programas de assistência estudantil, mas também pelos governos por meio de políticas públicas. Infere-se que o período pós-pandemia se mostra oportuno para que os aprendizados originados a partir do ensino remoto sejam postos em prática e com isso viabilizem o objetivo principal da educação profissional e tecnológica: a formação cidadã.
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