INSERÇÃO DA JUVENTUDE EGRESSA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Abstract
O artigo examina as influências do neoliberalismo na trajetória de jovens egressos do Ensino Médio de um colégio estadual no norte fluminense do Rio de Janeiro, buscando identificar os caminhos percorridos após um ano de formação. Se caracteriza por um estudo de caso, de caráter qualitativo, que utilizou coleta de dados a revisão na literatura e a entrevista semiestruturada. O perfil dos entrevistados são jovens com idade média de 19 anos, de classes baixas e, em sua maioria, autodeclarados negros. A influência do neoliberalismo perpassa a subjetividade dos egressos, uma vez que se responsabilizam pela formação recebida, atribuindo o sucesso ou o fracasso a si próprios. No que se refere às trajetórias após a formação, os jovens, em sua maioria, se encontram no mercado de trabalho sob condições precárias e flexibilizadas, como propõe Antunes (2020). Além disso, poucos acessaram ou desejam acessar o ensino superior público, estes estão direcionados às instituições superiores privadas. Traz, também as influências do contexto pandêmico que o país vivencia. Assim contribui para refletir acerca dos papéis sociais destinados a determinados perfis de juventude, em ocupações periféricas no contexto capitalista e, ainda, defende um ensino de qualidade, para além do capital, que proporcione emancipação e melhor inserção social da juventude na sociedade contemporânea.
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