A COMPETÊNCIA DO AUTOCONHECIMENTO MEDIADA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS E PRÁTICAS RESTAURATIVAS
Abstract
O presente artigo investiga o desenvolvimento da competência do autoconhecimento a partir da presença das Metodologias Ativas nos processos didáticos. Tem por objetivo geral abordar, refletir e desenvolver relações sobre as novas pedagogias, através das Metodologias Ativas e, dentre essas, as Práticas Restaurativas com o desenvolvimento de uma das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o autoconhecimento. Parte, antes, de uma investigação a respeito das complexidades do contexto contemporâneo brasileiro e de estudos sobre construção de identidade, compreendendo a relevância da competência do autoconhecimento como habilidade importante a ser desenvolvida pelos sujeitos contemporâneos para responder à realidade deste espaço-tempo, bem como para que estes sujeitos sejam capazes de provocar transformações significativas sobre tais complexidades, baseando-se numa concepção de ensino e formação integral, ativa, transformadora e emancipadora. As considerações e resultados comprovam, a partir de um panorama teórico, como a utilização das Metodologias Ativas e, mais especificamente, das Práticas Restaurativas, se traduzem em caminhos possíveis e relevantes ao desenvolvimento da competência do autoconhecimento para a formação integral e significativa dos sujeitos contemporâneos.
Downloads
References
BOCHENEK, Sandro [et al.]. Práticas Restaurativas como estratégia didática. Disponível em: https://sway.office.com/Eu35CvCgP1aWBiaf. Acesso em: 07 dezembro, 2021;
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018;
CHRIST, Claudia. SANCHEZ, Wanger. Tecnologia e educação: aliadas para uma aprendizagem significativa. In: FRAIMAN, Leo [et al.]. O Efeito Covid-19: e a Transformação da Comunidade Escolar. São Paulo: FTD: Autêntica, 2020;
FRAIMAN, Leo; GONÇALO, Mariana. Escola e família: Parceria para enfrentar os novos tempos. In: FRAIMAN, Leo [et al.]. O Efeito Covid-19: e a Transformação da Comunidade Escolar. São Paulo: FTD: Autêntica, 2020;
FRAIMAN, Leo [et al.]. O Efeito Covid-19: e a Transformação da Comunidade Escolar. São Paulo: FTD: Autêntica, 2020;
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005;
LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2019;
MIRANDA, Aline Barbosa de. O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto! In: LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2019;
RAK, Leonardo Igor. História em Quadrinhos como Linguagem artística e sua relação com construção de Identidade: um estudo sobre Arquétipos de Heróis e personagens autobiográficos. Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2018;
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007;
SOARES, Mara Alves [et al.]. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL): podemos contar com essa alternativa? In: LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2019.