A COMPETÊNCIA DO AUTOCONHECIMENTO MEDIADA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS E PRÁTICAS RESTAURATIVAS

Abstract

O presente artigo investiga o desenvolvimento da competência do autoconhecimento a partir da presença das Metodologias Ativas nos processos didáticos. Tem por objetivo geral abordar, refletir e desenvolver relações sobre as novas pedagogias, através das Metodologias Ativas e, dentre essas, as Práticas Restaurativas com o desenvolvimento de uma das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o autoconhecimento. Parte, antes, de uma investigação a respeito das complexidades do contexto contemporâneo brasileiro e de estudos sobre construção de identidade, compreendendo a relevância da competência do autoconhecimento como habilidade importante a ser desenvolvida pelos sujeitos contemporâneos para responder à realidade deste espaço-tempo, bem como para que estes sujeitos sejam capazes de provocar transformações significativas sobre tais complexidades, baseando-se numa concepção de ensino e formação integral, ativa, transformadora e emancipadora. As considerações e resultados comprovam, a partir de um panorama teórico, como a utilização das Metodologias Ativas e, mais especificamente, das Práticas Restaurativas, se traduzem em caminhos possíveis e relevantes ao desenvolvimento da competência do autoconhecimento para a formação integral e significativa dos sujeitos contemporâneos.

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Author Biography

Leonardo Igor Rak, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) ; Licenciado em Artes Visuais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) ; Licenciado em Pedagogia - Centro Universitário Internacional Uninter; Especialista em Docência e Prática da História do Brasil - Faculdade Focus.

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Published
2023-06-27
How to Cite
Rak, L. I. (2023). A COMPETÊNCIA DO AUTOCONHECIMENTO MEDIADA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS E PRÁTICAS RESTAURATIVAS. Revista Extensão, 6(4), 105-115. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7676
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos